21 de novembro de 2014

Inscrições para V Volta da UFG vão até 28 de novembro

Por Amanda Calazans

O evento que estreou em 2010 ainda como programa da celebração dos 50 anos da universidade terá sua quinta edição realizada no domingo de 7 de dezembro. Já autônoma, a Volta da UFG oferta a única corrida de rua totalmente gratuita com concentração às 8h e largada às 8h30, em frente ao estacionamento do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. As inscrições vão até 28 de novembro.


A regional Jataí segundo um estudante

Por Lucas Lima 

O campos de Jataí tem crescido com nos últimos anos e, como todas as unidades da UFG, tem ganhado infraestrutura e novos cursos. No entanto, quem mais pode falar sobre a instituição são os alunos dessa unidade, que vivenciam na pele o que é estudar na regional Jataí da Universidade federal de Goiás. Renan Vinícius falou sobre isso nessa entrevista.


Estudante da UFG compartilha suas experiências como intercambista em Portugal

Por Ludmilla Lôbo

Thais Alves tem 21 anos e está no sexto período do curso de Jornalismo.

“O médico parece que atrasou, mas é normal, né? Se ate médico particular demora, imagina pelo SUS”

Por Luciana Gomides 

O senhor João Antônio Melo* fala sobre o atendimento que aguarda para uma mancha no pé inicialmente tratada no Cais. Ele ouviu falar sobre a mudança na administração do Hospital das Clínicas e, já reconhecendo falhas na atual forma de atendimento do hospital, teme que as filas de espera para especialistas, por exemplo, fiquem ainda mais longas.

Usuários das bibliotecas UFG relatam dificuldade em encontrar livros

Por Amanda França

Uma pesquisa realizada nos anos de 2013 e 2014 pelos alunos da disciplina de Linguagens de Classificação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostrou a dificuldade dos usuários das Bibliotecas Sibi em localizar material na estante por meio do número de classificação.

“A grande maioria dos alunos do primeiro ano sequer sabe desses estágios”. As reais impressões de aluno do curso de Medicina, o mais concorrido da UFG, e sua preocupação quanto à Ebserh

Por Luciana Gomides 

O aluno João Gabriel Franco Lopes, do 1º ano do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás, fala sobre suas impressões a respeito da frequência dos estudantes no Hospital das Clínicas como parte da formação acadêmica. O estudante expõe sua preocupação em relação à privatização da administração do hospital por meio da Ebserh e ainda fala sobre a necessidade de frequentar o HC desde o início do curso como estagiário.

Reginaldo Nassar assume direção do ICB e expõe propostas de melhoria ao instituto

Por Claudia de Castro

Reginaldo Nassar Ferreira, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), graduado em veterinária na UFG, doutor em nutrição animal pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e recentemente eleito diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, diz buscar excelência e competência em seu mandato, também pretende adicionar futuramente mais um prédio ao instituto e visa a consolidação do nível 6 da Capes.

Estudante de ciências biológicas se mostra satisfeito quanto ao ICB

Por Claudia de Castro

Brendon de Lima Pires é estudante de ciências biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), está no segundo período do curso e demonstra satisfação quanto à equipe de professores da UFG. Para ele, apesar da estrutura do Instituto de Ciências Biológicas deixar a desejar, o curso está suprindo suas expectativas. 

Vejo o IESA dentro da UFG como uma conquista

Por Letícia Cabral

O Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), atualmente, é um dos destaques da Universidade Federal de Goiás pela qualidade nas suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para falar um pouco do Instituto, entrevistamos o aluno Renato Augusto Souza Gomes, 22 anos, que cursa licenciatura em Geografia no IESA.

“Integração. Se eu pudesse resumir o evento, seria isso”

Por Emilly Carvalho

Bruna Mota, aluna de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), fala sobre sua participação no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX), realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Arquitetura e Urbanismo, olhar de um estudante

Por Aline Rodrigues

Em 2009, foi iniciado o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFG, tendo como objetivo a formação específica de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades e aspirações individuais e de comunidades, para conceberem, organizarem e construírem espaços interiores e exteriores, nas escalas do ambiente, da edificação, do urbanismo e do paisagismo. Com duração mínima de dez semestres, o curso forma profissionais inovadores e preparados para o mercado de trabalho. Eduardo Dravio é estudante do curso, tem 18 anos e ingressou na Universidade em 2014, está concluindo o segundo período. Dravio afirma: "ele possui um caráter muito mais técnico e eu pensava que haveria uma parte criativa maior." Apesar disso, as perspectivas para o futuro são boas.

Entrevista com Pedro Santos

Por Fernanda Peixoto

“A missão do núcleo é produzir e disseminar o conhecimento tecnológico em robótica adquirido na universidade, fazendo isso através de palestras e workshops.”

O estudante de Engenharia da Computação, Pedro Santos, há 8 meses no núcleo de robótica Pequi Mecânico, fala como está dentro do projeto. Criado em 2011, o núcleo foi constituído por seis estudantes do curso de Engenharia Elétrica, a ideia surgiu quando percebeu-se o pouco contato com a prática nos primeiros anos da graduação dos estudantes que ingressam nos cursos. 

Um legado doce

Por Adriel Abreu

Toda escola tem aquele cara que vende as balinhas que é conhecido universalmente como o “tio”. Roni Alves Ribeiro é muito mais do que um simples “tio”, ele faz parte da história do Cepae. Há 22 anos ele exerce a profissão de vendedor na frente da instituição. E, muito mais do que uma simples opção, ele está seguindo um legado do seu pai, que foi vendedor no mesmo local. Roni Alves Ribeiro tem 44 anos, trabalha em dois empregos, e já trabalhou dentro e fora do Cepae. Mais do que um vendedor, ele é uma caricatura da escola. Bem quisto pelos alunos, pais e professores.

Estudante de Farmácia fala sobre o curso e suas expectativas profissionais

Por Tiago Madureira

Fernando Miguel de Amorim Lino, 31 anos, natural de Sobradinho (DF), estudante do décimo período de Farmácia na UFG e morador da Casa do Estudante, fala sobre suas experiências, reflexões e projetos.

20 de novembro de 2014

Alunos da Faculdade de Artes Visuais realizam exposição artística

Por Aline Borges

Estudantes de pós-graduação da Faculdade de Artes Visuais (FAV) realizaram no dia 17 de novembro a abertura da exposição {ENTRE} – Processos Poéticos, sob curadoria das professoras Ananhy Jorge e Eliane Chaud. As obras estão expostas no Expolab da FAV.

‘’Um lugar aconchegante’’

Por Pedro Hara

Hudson Lucas é estudante do segundo período curso de física, licenciatura, e frequentador assíduo do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ele falou sobre seu espaço favorito na faculdade e também a sua visão da função política do DCE.


Eleição define diretoria da Faculdade de Letras da UFG

Por Calipso Careline Aiuxa 

No dia 18 de novembro ocorre a eleição que escolherá os novos diretor e vice da Faculdade de Letras, localizada nos Câmpus Samambaia da UFG. Estão aptos a votar os servidores (docentes e técnico-administrativos) efetivos, lotados na Faculdade de Letras (FL), e os alunos de graduação e pós-graduação latu sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) regularmente matriculados. 

FACE organiza semana de atividades acadêmicas e culturais

Por Ariel Franco

A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) promoveu a Semana FACE, cujo tema foi a interdisciplinaridade das organizações, que ocorreu entre os dias 13 e 17 de outubro, oferecendo minicursos, palestras, debates e shows.

Escola de Agronomia da UFG comemora Ano Internacional da Agricultura Familiar

Por Ana Beatriz da Bouza Ferreira

Em comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, a Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG) realizará o evento “Agricultura Familiar – Segurança Alimentar no Século XXI” nos dias 26 e 27 de novembro. A programação prevê atrações culturais, mesas-redondas e feiras de produtos da agricultura familiar.

Faculdade de Direito promove semana de atividades acadêmicas

Por Ana Paula Brito

A 1ª Semana EX Lege, realizada entre os dias 11 e 14 de novembro, na Faculdade de Direito da UFG,  teve uma programação voltada não apenas para os alunos do curso, como também para a comunidade. O objetivo do evento foi aproximar a realidade acadêmica da realidade prática do profissional de Direito.

Filosofia e discentes

Por Mariana Alves

Conversamos com Marcela Adorno de Ázara, ex-aluna do curso de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, e procuramos saber quais os maiores aprendizados que o curso deixou em sua vida.


Faculdade de Artes Visuais realiza 9° FAV Fashion

Por Dayane Borges

A Faculdade de Artes Visuais (FAV) promoveu a 9° edição do FAV Fashion, um desfile de moda que teve como objetivo divulgar o trabalho dos formandos do curso de design de moda, no último dia 23, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Os alunos receberam o tema, que foi cinema, seis meses antes da apresentação. Eles apresentaram três looks cada um, além de orgaizar o evento, a decoração, comida, equipe do backstage, staff etc. Os formandos foram supervisionados pelos professores de design de moda, Adair Marques e Maria Cristina Laninia Quefren.

Atléticas das faculdades de Nutrição e Engenharia Mecânica promovem a 2ª edição do Mecnutri

Evento tem por finalidade a interação entre estudantes de diferentes áreas da Universidade Federal de Goiás

Por Bruna Policena de Oliveira

No dia 22 de novembro, será realizada a 2ª edição do Mecnutri Sports, organizado por várias atléticas da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre as principais, as de Nutrição e Engenharia Mecânica. O evento, que será realizado na Chácara Planície, na rodovia Goiânia Nerópolis - KM 04, a partir das 14h, reunirá centenas de alunos de toda universidade, que se juntarão para uma tarde de diversão com programações de jogos, músicas, bebidas e o principal, que é a interação.

Curso de Ciências da Computação comemora 30 anos

Por Cainã Marques

O curso de Bacharelado em Ciências da Computação completa 30 anos em novembro. Um evento dedicado ao aniversário do curso ocorrerá no XI Fórum Goiano de Software Livre e II Escola Regional de Informática de Goiás, com ajuda do Instituto de Informática.

UFG realiza Congresso Universitário de Odontologia

Por Ananda Carvalho

O IX Congresso Universitário Goiano de Odontologia (CUGO) foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro na Faculdade de Odontologia (FO) e no Centro de Aulas “D” da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesta edição, o evento integrou as atividades do 11° Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), também realizado pela UFG. Alunos e profissionais da área de diferentes instituições puderam participar das atividades.

Planetário UFG sedia Festival Ecológico

Por Amanda Cunha

Em sua segunda edição, o Festival Ecológico de Verão será realizado pela primeira vez na área externa do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Organizado por uma equipe de astrônomos amadores, a Gunstar Team Goiás Astro Clube, o evento tem como objetivo principal arrecadar fundos para o plantio de árvores. Além disso, promove o estímulo ao debate de questões ecológicas e busca despertar nas pessoas o amor pela terra e pelas coisas do espaço, segundo Clayton dos Santos, atual presidente da Gunstar.

"A gente acaba se apaixonando pela arquitetura em determinado momento de nossa vida"

Por Mireille Bueno

A universidade é um espaço múltiplo, construído coletivamente por alunos, professores e técnicos. Tendo isso como verdade, é de extrema importância que, para conhecer mais sobre um curso, vejamos o olhar de quem participa dele. Os alunos estão, diariamente, lidando com todas as coisas boas que um curso tem para oferecer e, ao mesmo tempo, enfrentando os obstáculos e dificuldades.


18 de novembro de 2014

Idealizador do Jornal do Professor explica o surgimento do periódico

Por Núbia Alves 

Professor de jornalismo da Universidade Federal de Goiás e idealizador do Jornal do Professor, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, Juarez Ferraz conta sobre como surgiu o periódico e ressalta sua importância como ferramenta de integração entre os colegas de trabalho. Juarez conta ainda sobre o processo de produção do jornal e sua linha editorial isenta de posições políticas.

Ricardo Pavan fala sobre sua história e relação com o ADUFG

Por Núbia Alves

O professor de jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Ricardo Pavan, fala sobre sua relação com o Sincidato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG) e enaltece pontos a serem melhorados entre sindicato e sindicalistas.

Estudante de Geografia, Sayury Santos, fala sobre suas expectativas e medos relacionados à escolha profissional

Por Letícia Cabral

Mesmo com a dificuldade apontada por Sayury Grazielly Maia dos Santos, 18 anos, em encontrar empregos na área do bacharelado em Geografia, a estudante que entrou este ano para o curso se propõe a vencer os desafios e foi atrás de seu sonho de entrar neste curso. Em entrevista, ela fala sobre suas expectativas e motivos para escolher este curso.

Estudante de direito, João Lucas Batista, relata problemas no campus de Goiás e fala sobre as dificuldades que enfrenta ao se deslocar para outro município

Por Rafael Tomasseti

João Lucas Batista de Sousa é estudante do segundo período do curso de Direito na Regional da Cidade de Goiás (RCG). É natural de Goiânia e desloca-se todos os dias para a antiga capital estadual para estudar. Em entrevista, ele nos conta como foi a mudança e suas impressões sobre a RCG e a cidade de Goiás. O estudante aponta a precariedade do campus e a grande quantidade de alunos que precisam se deslocar para frequentar o curso.

O papel da Ascom na formação de futuros jornalistas

Por Carlos Humberto Rocha

A Ascom (Assessoria de Comunicação) da UFG é um órgão que publica notícias e passa dados e informações da UFG para o público. Além disso, é um órgão que tem um contato direto com a reitoria e possui diversos estagiários. Em sua história, vários alunos da UFG passaram pela Ascom e hoje estão no mercado de trabalho, tendo em seu currículo a formação por este órgão. A estudante de Jornalismo e estagiária na Ascom, Carol Almeida, fala da importância da assessoria de comunicação em sua formação e da relação dela com o público.

“É assim que me vejo no futuro”

Por João Paulo Rodrigues

O estudante do ensino médio Leonardo Garcia Lopes, jovem goianiense de 17 anos, deseja ingressar no curso de matemática, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME-UFG). Nos últimos dias 8 e 9 de novembro, ele realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, nessa entrevista, contou um pouco sobre a expectativa de talvez ser aprovado no IME-UFG e também sobre o que espera do curso de matemática.

Estudante de Ciências Sociais, Renato Augusto, fala sobre Segurança Pública e explica sobre a necessidade de desmilitarizar a polícia

Por Wilton Matheus

As ciências sociais foram umas das pioneiras no estudo sobre segurança pública, que nos dias atuais são de grande relevância para toda a sociedade. Para saber mais sobre o assunto, o aluno de ciências sociais da Universidade Federal de Goiás, Renato Augusto, declara sua opinião sobre o tema e aponta para a necessidade da desmilitarização da polícia. 


Iesa divulga lista de prováveis formandos 2014/2

Por Letícia Cabral

O Instituto de Estudos Sócio-Amibientais (Iesa) já disponibilizou, em sua página na internet, a lista de prováveis formandos 2014/2. O Iesa orienta os alunos que tiverem seus nomes presentes na lista a levarem os certificados de atividades complementares na secretaria do instituto o mais breve possível.

Física aplicada no tratamento de câncer por um engenheiro jornalista

Por Gustavo Watson

Ailton Antônio de Sousa Júnior, 34 anos, aluno de Comunicação Social habilitação em Jornalismo, cursa paralelamente um mestrado em Física, em análises de nanopartículas magnéticas no tratamento de câncer. Formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp com intercâmbio em uma escola francesa, ele almeja seguir uma carreira acadêmica e jornalística focada em pesquisas.

Disponível Edital para vagas da creche UFG

Por Carolinne Álvares

No dia 10 de novembro de 2014 foi disponibilizado online o edital para inscrições de crianças que ainda não utilizam o serviço da creche. O edital fica aberto durante todo o mês de novembro, selecionando os candidatos, filhos de docentes da UFG, de técnico administrativos e pra comunidade em geral. 

Aliança entre a creche e o Cepae

Por Adriel Abreu

Durante muito tempo, foi cogitada uma aliança entre a unidade que é conhecida como a “creche da UFG” com as demais unidades do Cepae. Hoje, o casamento foi consolidado e há muitas expectativas para o futuro. “Antes havia uma lacuna entre as unidades e quem perdia com isso eram as crianças”, relata a pedagoga Rosimeire Diniz da Silva; especialista em psicopedagogia que trabalha há 22 anos na instituição da primeira fase do Cepae (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação); a antiga creche da UFG. Agora, porta voz da primeira fase.

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis