21 de novembro de 2014

“O médico parece que atrasou, mas é normal, né? Se ate médico particular demora, imagina pelo SUS”

Por Luciana Gomides 

O senhor João Antônio Melo* fala sobre o atendimento que aguarda para uma mancha no pé inicialmente tratada no Cais. Ele ouviu falar sobre a mudança na administração do Hospital das Clínicas e, já reconhecendo falhas na atual forma de atendimento do hospital, teme que as filas de espera para especialistas, por exemplo, fiquem ainda mais longas.

Luciana Gomides: O senhor está aqui buscando que tipo de atendimento? 

João Antônio Melo: Apareceu uma mancha escura no meu pé tem uns dias, estava doendo um pouco. Aí, fui no Cais Amendoeira pra ver se o médico descobria o que era. Mas era clínico geral, então ele me encaminhou pro dermatologista aqui no hospital.

LG: O senhor demorou a conseguir a consulta com o especialista?

JAM: Eu até achei que ia demorar, porque uma vez precisei de um tratamento na coluna e demorou um tempo. Mas esse não demorou, não, consegui pra um mês depois do dia que eu vim aqui pra agendar. 

LG: Seu outro atendimento, aquele com o especialista da coluna, demorou quanto tempo para conseguir?

JAM: Ah, esse demorou. Eu acho que eu fiquei uns cinco meses, mas faz um tempo já. 

LG: Então o senhor acha que o tempo de espera para conseguir uma consulta melhorou? 

JAM: Eu acho que não demorei a conseguir porque era encaminhamento. Quando a gente vem aqui direto, costuma demorar mais. 

LG: Foi o caso do atendimento para a coluna? 

JAM: Foi, foi sim.

LG: E o senhor conseguiu finalizar o tratamento? 

JAM: Consegui, sim, senhora.

LG: Esse da mancha do pé, essa consulta de hoje é a primeira?

JAM: É, sim.

LG: E já faz tempo que o senhor está aqui aguardando?

JAM: Faz [risos]. O médico parece que atrasou, mas é normal, né? Até médico particular demora, imagina pelo SUS. 

LG: O senhor fala da demora dos atendimentos feitos diretamente aqui. O senhor sabia que foi autorizada a mudança na administração do hospital para uma empresa externa? 

JAM: É, eu ouvi falar disso aí. Até ouvi falar aqui também sobre isso. Eu acho que não vai ser bom não, né?

LG: O senhor não acredita que isso vá melhorar a estratégia de atendimento do hospital?

JAM: Ué, pelo que ouvi aqui, não, né. Parece que a verba ainda vai ser do Governo, a empresa vai querer aplicar onde ganhar mais, né. Eu acho que vai é piorar, vai demorar mais ainda pra atender. (Agência de Notícias UFG)

* O entrevistado não quis se identificar, portanto, usamos nomes fictícios.

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