3 de outubro de 2014

UFG inaugura Centro de Esportes no Câmpus Samambaia

Por Amanda Calazans

A abertura do Centro de Esportes Câmpus Samambaia foi realizada no dia 25 de setembro, às 17h30, no anel externo próximo à Casa do Estudante Universitário V (CEU V). O evento, idealizado pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (CEL/Procom), contou com um inaugural jogo de basquete, além de roda de samba, demonstrações de modalidades esportivas e apresentação da Madrasta, a bateria da Faculdade de Medicina.

Programa “Faz o quê?” apresenta cursos de matemática

Por Jhessyka da Mata

O programa “Faz o quê?”, deste último sábado (27), exibido pela TV UFG, falou sobre os cursos de matemática e matemática industrial que a Universidade Federal de Goiás (UFG), ambos ofertados em Catalão. O programa cedeu espaço para que alguns profissionais das áreas e representantes das graduações esclarecessem as diferenças e semelhanças entre os cursos.

Pesquisadores apresentam seu estudo sobre as redes sociais

Por Jhessyka da Mata


No último dia 7, o programa “Viver Ciência” da TV UFG teve a participação dos pesquisadores Celso Gonçalves Camilo Júnior, doutor em engenharia elétrica, e o doutor em ciência da computação Thierson Couto Rosa. Eles são responsáveis por um estudo centrado na personalização de conteúdos nas páginas de redes sociais de acordo com o desejo do usuário.


2 de outubro de 2014

Instituto de Ciências Biológicas 3 é reformado

Por Roberta Rodrigues

O instituto de Ciências Biológicas (ICB 3), localizado no câmpus Samambaia, iniciou a reforma para adequação da ventilação à sua infraestrutura. Segundo estudantes que cursam disciplinas no prédio, algumas aulas precisaram ser mudadas devido a barulhos decorrentes da reforma.

Instituto de Ciências Biológicas realiza cerimônia de posse da nova diretoria

Por Roberta Rodrigues

No último dia 22 de setembro ocorreu a cerimônia de posse da nova gestão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os professores Reginaldo Nassar Ferreira e Augusto César Ribeiro Figueiredo assumiram os cargos de diretor e vice-diretor. Quem antes ocupava a diretoria eram os professores Cirano José Ulhoa e Maria Helena Rezende, que estavam à frente do instituto desde 2010.

Exercício da cidade é realizado pela Deriva Fotográfica do Bem

Por Mireille Bueno

Alunos do curso de Arquitetura e
Urbanismo na Deriva 2014
(Foto: Bráulio Romeiro)
A Deriva Fotográfica do Bem realizou nos dias 19/09 (sexta-feira) e 20/09 (sábado), suas atividades com o conceito "Cidade de ver, Cidade de sentir, Cidade de viver". Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, assim como estudantes de outros cursos, professores e interessados pelo projeto, visitaram o centro de Goiânia acompanhados de suas câmeras, celulares e vontade de vivenciar a cidade de todas as formas. 

UFG publica Coleção Expressão Acadêmica

Por Larissa Farias Vieira

O Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG lançará até 31 de outubro a coleção Expressão Acadêmica. A coleção é o resultado de uma seleção de teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu por alunos, professores e técnico-administrativos da UFG – reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – e, também, de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país.


ICB realizará 25º semana do Instituto

Por Claudia de Castro Ribeiro

Ocorrerá entre os dias 17 e 21 de novembro a 25º semana do Instituto de Ciências Biológicas – ICB no campus samambáia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse evento é realizado todos os anos e proporciona uma variedade de palestras, cursos, oficinas e minicursos para os inscritos.

Museu Antropológico comemora 45 anos com a 8ª Primavera dos Museus

Por Julie Tsukada

O Museu Antropológico encerrou no dia 26 de setembro as atividades relacionadas à 8ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, que em 2014 teve como tema “Museus Criativos”, realizou uma programação especial para os 45 anos de criação do Órgão, comemorado dia 5 de setembro. A abertura foi dia 23 e apresentou, no total, 14 oficinas que foram distribuídas entre os dias da programação, nos períodos matutino, vespertino e noturno, cada uma voltada a públicos diferenciados, como crianças, idosos e estudantes de graduação de museologia. 

Regional da cidade de Goiás realiza ato público contra a criminalização do aborto

Por Rafael Tomazeti

O câmpus da Cidade de Goiás da UFG realizou ato público nesta quarta-feira (29/9). O tema foi a criminalização do aborto e suas conseqüências e o objetivo foi dar visibilidade a problemática e contradições da questão do aborto no Brasil. Segundo a promotora do ato, Professora Silvana Beline, a lei penal criminaliza a prática abortiva, mas não consegue a diminuição dos índices de morte e sequelas principalmente entre as mulheres pobres e negras. 

Escola de Música e Artes Cênicas promove o 3º Motim Cultural

Por Stefany Vaz Matias

As atividades da terceira edição do Motim Cultural ocorrerão entre os dias 6 e 10 de outubro na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). O evento é organizado por alunos da Emac em parceria com os estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem nesta edição o tema “A arte nasce em todos, liberte-se!”.

UFG lança livros de projetos jornalísticos

Por Gabriela Alves Campos

No ultimo dia 19, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, foram lançados os livros "Estudos Contemporâneos em Jornalismo" e "Berra Lobo", Palavras Andantes.

UFG promove encontro sobre conservação do Vão do Paranã

Por Isadora Tristão

O Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza de 21 a 24 de outubro na cidade de Mambaí/GO o “I Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno”. O objetivo do evento é estimular a criação de novas linhas de pesquisa e incentivar a integração entre os pesquisadores já atuantes no projeto.

Curso de especialização África em Arte-educação abre inscrições

Por Gabriel Cunha Vilela

A Faculdade de História da UFG e o Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas (CieAA/UEG) oferece curso semipresencial de Aperfeiçoamento África em Arte-educação: construção de objetos pedagógicos. Os interessados nas cinco vagas para tutores podem inscrever-se até 5 de outubro, enquanto as inscrições para as 120 vagas de estudantes vão até 10 de outubro, gratuitamente pelo site do curso.

Goiânia sedia VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Por Letícia Michalczyk

De 16 a 19 de outubro, será realizada a oitava edição do Simpósio Brasileiro de Psicologia Política (SBPP), na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse simpósio ocorre a cada dois anos, sediado em universidades do eixo sul-sudeste do país. Pela primeira vez, será sediado na região Centro-Oeste, ampliando o âmbito de alcance de público por todo o país.

UFG inaugura câmpus em aparecida de Goiânia

Por Thuanny Gonçalves

A cidade recebe um novo campus, onde a instituição há muitos anos vem contribuindo e desenvolvendo o trabalho no local. 

30 de setembro de 2014

III Encontro de Física no Centro Oeste

Por Watson Ribeiro

O III Encontro de Física do Centro Oeste ocorrerá na Universidade Federal de Cuiabá no dia 27 de outubro, uma iniciativa das universidades federais, estaduais e de pesquisadores do Centro-Oeste. O evento consistirá no compartilhamento de trabalhos, participação de expoentes da física nacional e internacional e um espaço para a discussão de política científica.

Alunos do CEPAE cogitam a criação de um jornal interno

Por Adriel Abreu

Os alunos do CEPAE (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) darão início a um projeto jornalístico. O projeto se baseia na criação de um jornal interno que terá como produtores os próprios alunos e como objetivo divulgar informações e opiniões a respeito do centro de ensino.

CODEG realiza Pizzada Ilustrada

Por Aline Rodrigues

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, será realizado, na UFG, a Pizzada Ilustrada organizada pela CODEG (Centro Acadêmico de Design Gráfico). Reunindo inúmeros amates de pizza, o evento tem como objetivo a integração entre os estudantes da FAV (Faculdade de Artes Visuais) e demais alunos da Universidade em um dia de trabalho e diversão. Com diversas palestras em mesa redonda, o evento será iniciado no auditório da FAV, às 14 horas e logo mais às 17 horas, a pizzada na sala do CA em frente o IESA (UFG Campus 2).

Centro de Esportes é inaugurado na UFG

Por Carlos Humberto

O Centro de Esportes Câmpus Samambaia (Cecas) foi inaugurado na quinta-feira (25) e começou a funcionar no dia seguinte. O reitor Orlando Amaral, o presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) Ruy Rocha e outras autoridades estavam presentes na abertura do Centro. Pró-reitores, coordenadores e alunos também estavam no local. O Cecas fica ao lado do CEU V (Casa do Estudante Universitário V) no Câmpus Samambaia. A CEL vai administrar o Centro.

Estudantes de engenharia da UFG receberam Prêmio IEL de estágio

Por Fernanda Peixoto

A 10° edição do Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de estágio premiou três estudantes de engenharia da Universidade Federal de Goiás, dois de Engenharia Civil e um de Engenharia de Alimentos. O prêmio tem como iniciativa reconhecer os melhores projetos e resultados de estágio de estudantes em empresas do Estado.

IME divulga edital para mestrado e doutorado em matemática

Por João Paulo Dias

A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Matemática (CPG) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tornou público o edital de inscrição para seleção de mestrado e doutorado em matemática.


UFG regional de Jataí divulga resultados de pesquisas

Por Amanda Karly

A UFG de Jataí começou a realizar projetos de conscientização da população a respeito de como o óleo de fritura pode ser reutilizado. Vendo a necessidade de dar um destino próprio ao óleo de fritura, os alunos de química aprenderam a transformar o óleo em biodiesel. O projeto passa a ser agora programa de extensão da universidade e é coordenado pelo docente do curso de química e assessor de extensão e cultura da regional de Jataí, Paulo Roberto Rodrigues Meira.

Novo centro de esportes é inaugurado para a comunidade acadêmica

Por Johan Pedro

Foi inaugurado na última quinta-feira (25/09) o Centro de Esportes Campus Samambaia (Cecas), O local vai servir como espaço para o incentivo aos esportes para a comunidade acadêmica da universidade.


Jornal do Professor inova as relações no ADUFG

Por Núbia Alves

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG) produz jornal interno que visa informar e ampliar as interações e discussões entre os seus membros.

V Seminário Pensar Direitos Humanos ocorre nos dias 1º a 3 de outubro

Por Wilton Matheus

De 1º a 3 de outubro deste ano será realizado o V Seminário Pensar Direitos Humanos, tendo como tema direitos humanos e democracia em três atos: golpe militar, diretas já e a criminalização dos movimentos sociais.

Filosofia torna pública lista do Enade

Por Mariana de Oliveira

A coordenação dos cursos de licenciatura e bacharelado em filosofia torna pública a lista dos alunos inscritos para a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No período de 21/10/2014 a 23/11/2014, o estudante poderá responder o questionário eletrônico no portal do Enade após preenchimento acessar o seu local de prova. A prova acontecerá dia 23 de novembro de 2014. O exame constitui componente curricular obrigatório para o curso de graduação e o não comparecimento no dia da prova configurará situação de irregularidade junto ao Enade, o que impedirá a colação de grau do aluno ausente.


Hospital das Clínicas convoca candidatos classificados em primeira chamada no processo de seleção de estagiários

Por Luciana Gomides

O Hospital das Clínicas da UFG convocou na última segunda-feira(29/9) os candidatos classificados em primeira chamada para o processo seletivo para o preenchimento de vagas disponíveis no quadro de estagiários da instituição. A lista contempla os participantes do concurso referente ao Edital 004-2014 e abrange as áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Serviço Social, Engenharia, Informática e Administração.

28 de setembro de 2014

Sistema de Bibliotecas oferece serviço de comutação bibliográfica

Por Amanda França

O Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz parte do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), que permite a obtenção de cópias de documentos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços internacionais de informação. Entre os documentos acessíveis encontram-se anais de congressos, partes de documentos (capítulo de livros), periódicos técnico-científicos, relatórios técnicos, teses e dissertações.

CAI divulga editais de mobilidade para a Colômbia e Bolsas Santander Universidades

Por Ludmilla Lôbo

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás publicou em sua página na internet que estão abertos os editais dos programas Santander Universidades e BRACOL (Brasil-Colômbia). As inscrições para o programa de mobilidade para a Colômbia devem ser realizadas até o dia 1º de outubro, já os interessados no programa Santander Universidades têm até o dia 20 de outubro para se inscreverem.

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis