20 de setembro de 2014

Alunos de medicina da UFG ocupam Conselho Diretor

Por Ana Dirino

No dia 10 de setembro, alunos de medicina ocuparam a sala de reuniões onde ocorria o Conselho Diretor da Faculdade reivindicando alterações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que seria aprovado naquele dia. A ocupação ocorreu por volta das 7h, quando alunos entraram na reunião com cartazes que diziam “módulo para passar e não para bombar” e “metodologia ativa, voz ativa”. Apesar da surpresa, os professores permitiram a participação da representação estudantil no conselho. As alterações propostas pelos estudantes foram debatidas e aprovadas na mesma data

Centro acadêmico de Medicina promove debate após apresentação de curta

Por Ana Dirino

No último dia 9 de setembro, o Cento Acadêmico de Medicina (CAXXIA), juntamente com alunos de psicologia, promoveram o “Você Curte Curtas?”. A apresentação do curta "Autonomia", de Lourival Belém Junior, ocorreu nas instalações do CA que fica no estacionamento do Hospital das Clínicas. O “Você Curte Curtas” tem a proposta de ampliar os debates sobre ensino para além da sala de aula, promovendo a troca de experiência entre as áreas de estudo de forma interativa.

19 de setembro de 2014

Faculdade de Artes Visuais organiza 9ª edição da FAV Fashion

Por Aline Rodrigues

A Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás realizará no dia 29 de outubro a 9ª edição da FAV FASHION que terá como tema o cinema. A proposta do evento é expandir vínculos com a indústria goiana mostrando a importância de um profissional qualificado para a concepção de produtos de moda e que pode contribuir em outras áreas como: marketing, produção, consultoria e crítica de moda, organização de vitrines, entre outras. 

18 de setembro de 2014

Centro editorial e gráfico organiza ateliê e museu tipográfico

Por Larissa Farias Vieira

O Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG está com processo em andamento na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) para a abertura de um Ateliê e Museu Tipográfico na sede do órgão, localizada no câmpus Samambaia. O projeto foi idealizado por antigos funcionários do Cegraf juntamente com os professores José Vanderlei Gouveia e Antonio Corbacho Quintela, atualmente diretor da Cegraf, que visa preservar a história do órgão, desde sua criação como Imprensa Universitária.


CEPAE promove o segundo concurso de texto filosófico

Por Adriel Abreu

O CEPAE (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) da Universidade Federal de Goiás em parceria com a Faculdade de Filosofia (FAFIL) apresenta, desde o dia 11 de setembro de 2014, a segunda edição do concurso de texto filosófico incentivado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) como um subprojeto de filosofia que instiga a todos os alunos do Ensino Médio do CEPAE a participarem do evento que tem como premiação principal R$ 500.

Palestra trata do direito à saúde na terceira idade

Por Ana Paula Brito

“O direito à saúde da pessoa idosa” foi o tema da palestra ocorrida no último dia 5 de setembro na Faculdade de Direito da UFG.

Seminário “Reeducar para Mobilidade Urbana Sustentável” para debater políticas municipais

Por Mireille Bueno 

Na próxima sexta-feira (19/9), no auditório da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, ocorrerá o evento Reeducar para Mobilidade Urbana Sustentável, promovido em forma de conferência e debates. 

Emec lança revista eletrônica

Por Abner Marcelo Silva

A Emec/UFG (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação) faz o lançamento da revista eletrônica "Engenharia Viva", que tem como objetivo oferecer aos profissionais que atuam na área de engenharia um espaço eletrônico de caráter técnico-científico, para divulgação dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados no Brasil e em outros países.

17 de setembro de 2014

Museu Antropológico restaura telas de Igreja de Corumbá de Goiás

Por Julie Tsukada 

O projeto de restauração de nove telas da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França da cidade de Corumbá de Goiás, feito pelo Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi concluído no último 5 de setembro. As obras, que são pinturas em cavalete, estavam no depósito da Igreja sem serem expostas e, por isso, sofreram com a ação do tempo e de outros agentes externos, como poeira, umidade e sujeira. Elas foram trabalhadas desde o final de janeiro deste ano pelo Laboratório, em uma parceria com a empresa ganhadora da licitação do projeto, por meio da verba fornecida pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad).


Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em História está aberto

Por Carlos Cesar Fontenelle

As inscrições para o processo seletivo para mestrado e doutorado em história da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão abertas. O candidato pode se escrever até o próximo dia 29 na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História, na unidade acadêmica em questão, no Campus Samambaia de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas. 

Rádio Universitária organiza eleição para novo diretor

Por Michel Gomes

A Rádio Universitária (870 AM) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará em outubro a eleição para diretor. Na reunião da diretoria executiva da emissora, ocorrida no dia 8 de setembro, o professor Luiz Signates, atual diretor, informou que a reitoria respondeu positivamente à solicitação sobre a continuidade da consulta interna para a escolha do próximo diretor. 

Faculdade de Letras da UFG oferece curso de extensão para estrangeiros

Por Calipso Careline Aiuxa

O Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece desde 2013 aulas de português para estrangeiros. O curso que ainda está em fase de adaptação, é gratuito e oferece 30 vagas a intercambistas e comunidade não universitária. Os dias e horários variam de acordo com a disponibilidade dos docentes, porém, atualmente, as aulas ocorrem as segundas e quartas, das 17h40 às 19h20.

Programa de Mobilidade Estudantil inscreve interessados

Por Larissa Ferraz

Os alunos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) interessados em participar do Programa de Mobilidade Estudantil (PME) podem inscrever-se até o dia 24 de outubro, para quem deseja ingressar no primeiro semestre de 2015. As inscrições foram abertas no dia 1º de setembro e oferecem uma oportunidade para os estudantes regularmente matriculados realizar parte do curso em outra Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes).

Semana da veterinária começa dia 29 de setembro

Por Caroline Brandão Carneiro

O Centro Acadêmico de Veterinária (CAVET) da Universidade Federal de Goiás realizará, de 29 de setembro a 3 de outubro, a Semana da Veterinária (SEVET). O evento promove a interação entre alunos e profissionais da área, além do conhecimento acerca de animais de grande porte. As atividades serão no Câmpus Samambaia, em horários variados, entre 8h e 17h.

Faculdade de Nutrição promove aperfeiçoamento de profissionais

Por Bruna Policena de Oliveira 

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) no câmpus Colemar Natal e Silva está promovendo uma pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção de Refeições Saudáveis prevista para o início de 2015 com duração de 16 meses com aulas quinzenais. 

16 de setembro de 2014

UFG vai inaugurar restaurante universitário no Campus de Goiás

Por Rafael Tomazeti

O campus Cidade de Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurará na próxima quinta-feira (25) o Restaurante Universitário. Uma solenidade vai marcar a inauguração do refeitório. O evento vai contar com a presença de vários membros da reitoria, incluindo o reitor Orlando Amaral. 


Sindicato dos Docentes da UFG convoca filiados para assembleia

Por Núbia Alves

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG) convoca os professores filiados à instituição para uma assembleia no dia 18 de setembro, próxima quinta-feira, no Espaço Cultural, de Lazer e Saúde do sindicato. O evento começará às 14h e tem como objetivo a discussão sobre o plano de carreira dos professores. 

Equipamento Utilizado na Purificação de Proteínas é Instalado no Departamento de Física

Por Watson Ribeiro

O doutor em Física Biomolecular, Alecio Pimenta, palestrou no Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás no dia 28 de agosto em explicação à instalação no Departamento de Física de um novo equipamento que será utilizado para a purificação de proteínas.

IESA está com nova diretoria

Por Letícia Cabral 

Foi realizada dia 1º de setembro, no auditório do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), a posse da nova diretoria da unidade acadêmica. Composta por Celene Monteiro (diretora) e Vanilton Souza (vice-diretor), a nova gestão terá um mandato de quatro anos.

10º ano do seminário GESEM ocorre no segundo semestre de 2014

Por Wilton Matheus 

Neste segundo semestre de 2014, será executado o 10º ano do seminário GESEM - Grupo de Estudos sobre Sociologia no Ensino Médio. Ainda sem data prevista, o evento ocorrerá entre os meses de outubro ou novembro deste ano. O evento será aberto a estudantes da graduação, pós-graduação e professores da rede básica e de nível superior de ensino.

Faculdade de Farmácia está com nova direção

Por Tiago Madureira 

Desde o dia 21 de agosto, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás está com uma nova diretoria. As professoras Maria Teresa Freitas Bara, diretora, e Telma Alves Garcia, vice-diretora, tomaram posse e já estão com as atividades a pleno vapor.

Nova diretoria assume o Instituto de Química

Por Matheus Cruvinel

Em cerimônia realizada no prédio da reitoria no dia 9 deste mês, uma nova diretoria assumiu a gestão do Instituto de Química (IQ). Com a presença do Reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, e o vice-reitor, Manoel Chaves, o  atual diretor, Neurício de Azevedo, estendeu sua administração por mais quatro anos, acompanhado de sua nova vice-diretora, Tatiana Azevedo.

Faculdade de Filosofia oferece vaga para estágio

Por Mariana de Oliveira

A Faculdade de Filosofia liberou uma vaga de Estágio para trabalhar na parte administrativa e acadêmica da Faculdade de Filosofia (FAFIL), no período matutino, com carga de 20 horas semanais. As incrições começaram dia 10 de setembro e vão até dia 21. O valor da bolsa é de R$ 364,00. Os interessados em realizar o estágio devem se inscrever no site da UFG.


Creche da Universidade Federal de Goiás atende comunidade geral

Por Carolinne Alvares

A creche da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe não só o público interno, mas, por meio de sorteio, também a comunidade em geral.

Voluntariado do Hospital das Clínicas convida para o Café com Flores

Por Luciana Gomides

O voluntariado do Hospital das Clínicas (HC) da UFG celebra a chegada da Primavera com o Café com Flores, evento realizado anualmente com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento dos internos. Durante a semana, os convidados podem desfrutar de café da manhã, almoço ou lanche da tarde, todos feitos pelos próprios organizadores.

Faculdade de Educação Física comemora 25 anos

Por Johan Pedro

Solenidade que será realizada nesta segunda-feira (22) comemora os 25 Anos da Faculdade de Educação Física com alunos, funcionários e comunidade. Para homenagem à instituição, na tarde do mesmo dia, ocorre também evento com Estudantes egressos do Movimento Estudantil dos anos 80. 

IME prepara evento científico na UFG

Por João Paulo Dias

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás vai realizar a XXVI Semana do IME/UFG e III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do IME/UFG entre os dias 20 e 23 de outubro. O evento ocorrerá no Campus Samambaia e terá a presença de professores, pesquisadores e alunos de outras instituições do estado e do país, criando assim um intercâmbio científico.


Engenharia Elétrica ganha destaque no ranking universitário da Folha

Por Fernanda Peixoto

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás assumiu o posto de 8° lugar no ranking universitário da Folha de São Paulo (RUF). Todos os anos, deste de 2012, são avaliadas todas as universidades do Brasil -192 no total-, públicas e privadas. O ranking é feito por meio da separação em duas avaliações: a universidade e os cursos.

Estão abertas as inscrições para o 11º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, o CONPEEX

Por Emily Carvalho

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu as inscrições para o 11º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) e o prazo se estenderá até a meia-noite do dia 28 de setembro para participantes e envio de trabalhos. O Congresso vai ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2014.

ICB inaugura novo prédio

Por Claudia de Castro

Foi inaugurado, na última semana, o quinto prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que estava em construção havia 4 anos.

Reitoria reune pró-reitorias, coordenações e assessorias para avaliar o primeiro semestre desse ano e planejar ações futuras

Por Carlos Humberto


Todas as pró-reitorias, coordenações e assessorias se reuniram no prédio da reitoria para discutirem sobre o que de mais importante ocorreu e foi feito na Universidade Federal de Goiás desde o começo do ano até o mês de setembro. A reunião ocorreu neste último sábado (13), e foi realizada devido ao Plano de Gestão 2014-2017, que é o período em que o atual reitor, Orlando Amaral, estará exercendo seu mandato.

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis