21 de novembro de 2014

Arquitetura e Urbanismo, olhar de um estudante

Por Aline Rodrigues

Em 2009, foi iniciado o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFG, tendo como objetivo a formação específica de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades e aspirações individuais e de comunidades, para conceberem, organizarem e construírem espaços interiores e exteriores, nas escalas do ambiente, da edificação, do urbanismo e do paisagismo. Com duração mínima de dez semestres, o curso forma profissionais inovadores e preparados para o mercado de trabalho. Eduardo Dravio é estudante do curso, tem 18 anos e ingressou na Universidade em 2014, está concluindo o segundo período. Dravio afirma: "ele possui um caráter muito mais técnico e eu pensava que haveria uma parte criativa maior." Apesar disso, as perspectivas para o futuro são boas.

Aline Rodrigues: Quais foram os motivos para escolher Arquitetura e Urbanismo como sua primeira graduação? Por que na Universidade Federal de Goiás (UFG)? 

Eduardo Dravio: Optei por Arquitetura e Urbanismo por ser o curso em Goiânia que eu mais possuía afinidade. Já a escolha da Universidade Federal de Goiás se deu primeiramente pela impressão de que ela possuía o melhor curso do estado e por ser em Goiânia mesmo. 

AR: Você está no final do segundo período, até agora o que achou do curso? Atendeu suas expectativas? Teve alguma frustração?

EB: O curso em si não atendeu as minhas expectativas, ele possui um caráter muito mais técnico e eu pensava que haveria uma parte criativa maior. 

AR: Os materiais para a faculdade de arquitetura são caros? É necessário algum curso específico antes de começar a graduação? 

EB: Sim, os materiais costumam ser caros e existem itens que poderiam ser fornecidos pela própria faculdade, como por exemplo as pranchetas. Foi necessário fazer um curso de desenho por conta da prova especifica do vestibular, mas, se eu pudesse, teria feito outros antes. 

AR: Considerado o custo desses materiais, como a universidade auxilia os alunos sem condições para adquiri-los? Você acha justo? O que deveria melhorar? 

EB: A universidade não oferece apoio com relação a isso, mas não vejo meios pra que isso ocorra.

AR: Você é beneficiado com algum serviço da universidade, como bolsa alimentação ou permanência? Se não, por quê? 

EB: Não, minha família tem condições de me manter, mas eu apoio esses benefícios, pois nem todos têm condições de se manter.

AR: A FAV oferece projetos de extensões para seu curso? Você participa de algum ou conhece algum participante? O que acha?

EB: Conheço o Escritório Público que é para a elaboração de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design de Ambientes para famílias de baixa renda, porém eu não participo. A ideia é ótima, porém a carga do curso é puxada e falta tempo.

AR: Sua avaliação sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Artes Visuais. Problemas e méritos. 

EB: É um curso que faz muito estímulo a pesquisas, assim como a UFG inteira, acredito. No entanto, peca por manter uma grade muito rígida. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis