21 de novembro de 2014

“A grande maioria dos alunos do primeiro ano sequer sabe desses estágios”. As reais impressões de aluno do curso de Medicina, o mais concorrido da UFG, e sua preocupação quanto à Ebserh

Por Luciana Gomides 

O aluno João Gabriel Franco Lopes, do 1º ano do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás, fala sobre suas impressões a respeito da frequência dos estudantes no Hospital das Clínicas como parte da formação acadêmica. O estudante expõe sua preocupação em relação à privatização da administração do hospital por meio da Ebserh e ainda fala sobre a necessidade de frequentar o HC desde o início do curso como estagiário.

Luciana Gomides: Como aluno do Primeiro Ano do Curso de Medicina, você já teve oportunidade de acesso ao Hospital das Clínicas em alguma disciplina? 

João Gabriel: Durante o primeiro ano, não tive nenhuma disciplina que me permitisse acesso ao Hospital das Clínicas.

LG: Dentro da Matriz Curricular, a partir de qual período você, como aluno, estará apto para o acesso ao HC? E você acha importante ter tido, já no primeiro ano, esse contato inicial com a realidade médica?

JG: Penso que a partir do início do segundo período já estava apto para exercer algumas atividades no HC, principalmente as relacionadas à disciplina Semiologia. É importante que desde o primeiro ano o aluno de medicina esteja ciente da sua realidade de local de estudo e, futuramente, trabalho. Ocorre uma tentativa de inserção do aluno na disciplina Saúde Coletiva, no entanto, em níveis primários de complexidade (por exemplo, Unidades Básicas de Saúde) e não no HC, o que estende nosso desconhecimento.

LG: O Hospital realiza, periodicamente, editais para ingresso de estagiários em diversas áreas da instituição [editais de convocação de estagiários promovidos pelo HC]. Qual a visão de vocês, futuros candidatos a essas posições, quanto ao número de vagas ofertadas na concorrência?

JG: Desconheço o assunto. A grande maioria dos alunos do primeiro ano sequer sabe desses estágios.

LG: Os alunos que acabaram de ingressar têm oportunidade de trocar experiências com aqueles já residentes no HC? 

JG: Não. 

LG: A universidade passa por um momento de discussão sobre a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), com posicionamentos divergentes quanto à sua adoção. Como vocês enxergam a adesão da UFG à Ebserh? Acreditam que as normativas afetam vocês positiva ou negativamente? 

JG: Enxergamos a adesão à Ebserh como uma medida inviável e rompedora de princípios do SUS, a qual traria prejuízo tanto para os usuários do HC, quanto para os que o utilizam para estudo e trabalho, afetando-nos negativamente.

LG: A maior parte dos candidatos ao curso de Medicina já tem alguma especialização em mente ao entrar na Faculdade. Você já tem a sua? 

JG: Tenho interesse por neurocirurgia.

LG: O Hospital das Clínicas oferece a Residência Médica para a especialidade que você pretende seguir? Se sim, você acredita que terá, como residente, base satisfatória para exercer essa especialização?

JG: O HC oferece a residência que desejo e acredito que terei base satisfatória para exercer essa especialização, haja visto que o corpo docente é bastante competente e possui respeitáveis formações.(Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis