18 de novembro de 2014

O papel da Ascom na formação de futuros jornalistas

Por Carlos Humberto Rocha

A Ascom (Assessoria de Comunicação) da UFG é um órgão que publica notícias e passa dados e informações da UFG para o público. Além disso, é um órgão que tem um contato direto com a reitoria e possui diversos estagiários. Em sua história, vários alunos da UFG passaram pela Ascom e hoje estão no mercado de trabalho, tendo em seu currículo a formação por este órgão. A estudante de Jornalismo e estagiária na Ascom, Carol Almeida, fala da importância da assessoria de comunicação em sua formação e da relação dela com o público.

Carlos Humberto Rocha: O que você faz na Ascom?

Carol Almeida: Sou bolsista de jornalismo. Produzo conteúdo para o Jornal UFG e para o site da UFG.

CHR: Por você ser estagiária na Ascom, a pressão é maior?

CA: Na Ascom, é muito tranquilo trabalhar como bolsista ou estagiário, porque todos são extremamente dispostos a ensinar e ajudar no que for preciso. Além disso, os colegas têm consciência de que somos estudantes.

CHR: O que a Ascom contribui para o seu desenvolvimento como profissional?

CA: O ganho profissional é enorme. Quem se dispõe a aprender, ganha muito conhecimento a cada dia. Aprendemos vendo o trabalho dos colegas de outras áreas, como Publicidade e Relações Públicas, e trocamos experiências entre as funções. É um ótimo lugar para dar o pontapé inicial na carreira.

CHR: Qual a importância da Ascom para a UFG e para a Reitoria?

CA: A Ascom é a porta de entrada de todo tipo se comunicação externa com a UFG. E, também, é uma das janelas por onde se pode expor algo para a comunidade. Assim, a Ascom promove relações que dificilmente ocorreriam sem um intermediário. Além de ser um meio de contato entre comunidade e universidade, é também um dos meios que auxiliam a comunicação interna

CHR: Você acha que a Reitoria peca em sua comunicação com os alunos? Por quê?

CA: Acredito que quase todas as ações da Reitoria têm sido divulgadas aos alunos de alguma forma. O problema é que ainda há uma visão de distanciamento entre o gabinete e a comunidade acadêmica. Algo que pode ter sido construído durante o tempo e que acabou passando aos alunos a ideia de que o reitor é inacessível e que todo o processo é burocrático demais para que haja contato direto.

CHR: Como a Ascom pode melhorar a relação entre os alunos e a reitoria?

CA: A Ascom busca divulgar ações da comunidade acadêmica no geral, além de levar aos responsáveis dúvidas, questionamentos, problemas, dentre outras coisas que são apontadas por meio de algumas das mídias da Assessoria. O que pode ser feito é conscientizar os alunos de que existe esse local em que eles podem expor sua opinião e buscar soluções para eventuais problemas. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis