26 de setembro de 2014

Estão abertas as inscrições para o I Workshop Florestal do Sudoeste Goiano

Por Fernanda Peixoto

Com apoio do curso de engenharia florestal, será realizado no dia 17 de outubro o primeiro Workshop Florestal do Sudoeste Goiano na cidade de Mineiros, interior de Goiás.

25 de setembro de 2014

Um espaço para a cultura

Por Adriel Abreu

Toda última quinta-feira de todo mês é realizado no CEPAE (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) um evento chamado Momento Cultural. Este é realizado pelos próprios alunos da unidade durante o recreio. Os alunos aproveitam esse momento para se expressarem, seja por meio de música ou poesia.

Ciências Biológicas EAD recebe nota 4 do MEC

Por Claudia de Castro

O curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi gratificado com a nota quatro pelo Ministério da Educação (MEC). 

24 de setembro de 2014

Estudantes de todo país se reúnem para o Ndesign

Por Aline Rodrigues

Foi realizado no Campus Samambaia da UFG, de 19 a 26 de julho, o Encontro Nacional de Estudantes de Design (NDesign) que reúne anualmente estudantes de todo país desde o início da década de 1990. O evento é organizado exclusivamente por estudantes de cinco instituições: Faculdade Cambury, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), SENAC, UFG e Universidade Salgado de Oliveira (Universo). O objetivo proposto é a discussão de questões filosóficas, culturais e científicas envolvendo a formação e o mercado profissional da área. 

Advogados abordam questões jurídicas de startups

Por Ana Paula Brito

Em evento organizado no último dia 23 de setembro, na faculdade de Direito da UFG, palestrantes trataram do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e dos aspectos societários das startups. As startups são empresas ou negócios de inovação tecnológica, dentre as quais se destacam aquelas voltadas à Internet, como o Google, Facebook e Instagram. 

Curso de Ciências Contábeis sobe 38 posições em ranking da Folha

Por Ariel Franco

O curso de Ciências Contábeis da UFG saltou da 63ª para a 25ª posição no ranking universitário da "Folha de São Paulo", o Folha RUF. O ranking leva em consideração a nota do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade), a proporção de ingressantes no mercado de trabalho e as proporções de professores com mestrado e doutorado e com dedicação integral e parcial. Além disso, avaliadores especializados do Ministério da Educação (MEC), também avaliam a qualidade do curso a partir da análise do número de pesquisas e trabalhos científicos desenvolvidos por professores e alunos de cada curso.

UFG e Secretaria de Saúde de Goiânia realizam Roda Ampliada em Saúde Mental

Por Bruna Policena de Oliveira

No dia 27 de setembro será realizada a terceira Roda Ampliada em Saúde Mental de 2014, das 8h às 12h, no 5º andar do Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento reúne alunos e profissionais do projeto Saúde Mental na Roda (SMR) por meio do Programa de Educação Tutorial em Saúde (Pró-Pet saúde). O projeto interdisciplinar é aberto a todos os interessados no tema.

Escola de Música e Artes Cênicas realiza XIV Seminário nacional de pesquisa

Por Dayane Borges

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, será realizado o XIV Seminário Nacional de Pesquisa e Música (Sempem) da UFG, na EMAC (Escola de Música e Artes Cênicas). O tema geral do seminário é fazer uma relação com a música contemporânea e a produção de conhecimento, seja sob a perspectiva de suas metodologias, o emprego de diferentes tecnologias e inovações, seja sob o ponto de vista da criação musical e o papel da pesquisa artística, no universo acadêmico. 

III Simpósio sobre Métodos e Procedimentos na fabricação de rações e suplementos recebe inscrições

Por Caroline Brandão Carneiro

Entre os dias 16 e 17 de outubro, ocorre o III Simpósio sobre Métodos e Procedimentos de Ração e Suplementos, que visa informar sobre a qualidade do processamento de rações. O evento será realizado no Auditório Marieta Telles Machado da Biblioteca Central professor Alpheu da Veiga Jardim, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A organização é do Departamento de Produção Animal Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ-UFG) e tem como objetivo discutir com empresários, técnicos, produtores e estudantes a importância de aumentar a tecnologia no processamento de rações, sem perder a qualidade do produto e assim aumentar a produtividade no estado de Goiás.

“Deriva do Bem” foi realizada neste final de semana

Por Aline Borges

Nos dias 19 e 20 de setembro ocorreu a ”Deriva do bem 2014”, projeto realizado anualmente, desde 2010, pelo professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV) Bráulio Vinícius Ferreira em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado de Goiás (CAU/GO) com o tema “Cidade de ver, Cidade de sentir, Cidade de viver”. A proposta principal da atividade é proporcionar aos derivantes, nome atribuído aos que participam da Deriva, um momento em que possam sentir a “essência” da cidade. Comer, fotografar, desenhar, conhecer outros amantes das artes, fazer novos amigos, enfim, viver.

Faculdade de Medicina promove eventos científicos

Por Ana Dirino

O XXVI Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) e o V Congresso Goiano de Ética Médica (Cogem) ocorrem de 24 a 26 de setembro no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) no Setor Bueno. Os eventos são realizados de forma unificada e contam com palestras sobre erro médico e oficina de "Clown", voltada ao treinamento de médicos para levar alegria aos pacientes por meio do trato com a palhaçaria.

Maratona de Programação reúne alunos do Instituto de Informática

Por Cainã Marques Lopes

A XIX Maratona de Programação, realizada no dia 13 de setembro, que reuniu alunos do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), é  um evento da Sociedade Brasileira de Informática que ocorre desde 1996. O evento é destinado aos alunos dos cursos de graduação e início da pós-graduação na área de computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc). A competição tem o intuito de promover o trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

XIX Encontro da Associação Brasileira de Planetários ocorrerá em Goiás

Por Amanda Cunha

Evento que ocorre anualmente e reúne importantes nomes da astronomia brasileira será realizado em Anápolis entre os dias 26 e 30 de setembro. Goiânia sediou o Encontro pela primeira vez em 2005, no planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG). O 19º Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP) ocorrerá no Planetário Digital de Anápolis, que foi inaugurado em janeiro de 2014 e é referência nacional devido à sua moderna estrutura, planejada especialmente para realização de eventos. Entretanto, o credenciamento e a recepção dos participantes serão feitos em Goiânia.

Faculdade de Odontologia promove palestra sobre antropologia forense

Por Ananda Carvalho

Os Centros Acadêmicos Horace Wells, da Faculdade de Odontologia (FO), e XXI de Abril, da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Goiás, realizaram na última terça-feira (23/09) a palestra “A importância da Antropologia Forense para a investigação criminal e direitos humanos”. O evento ocorreu no auditório da FO das 19h às 21h e foi aberto a alunos e profissionais da área.

UFG sedia V Congresso Latino Americano de formação de professores de línguas

Por Calipso Careline

A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) e Formação de Educadores na Linguística Aplicada, realiza de 21 a 23 de outubro, no Câmpus Samambaia, o Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL), com o tema “Construções identitárias de professores de línguas”.

Comissão de Revisão de Prontuários do HC realizará treinamento para uso do prontuário

Por Luciana Gomides

Visando garantir a qualidade dos registros médicos nos prontuários dos pacientes, a Comissão de Revisão de Prontuários e Documentação Médica e Estatística do Hospital das Clínicas (HC) da UFG fará acompanhamento sistemático dos profissionais envolvidos na elaboração dos registros por meio de treinamento promovido por membros da Comissão. 

XIII Semana de História ocorrerá em outubro

Por Cesar Fontenelle

A 13ª edição da Semana de História, evento organizado pelos próprios alunos do curso para toda a universidade, ocorrerá de 7 a 10 de outubro no campus Samambaia. Esta edição tem como tema "História, autoritarismo e redemocratizações" e contará com a presença do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Henrique Padrós.

UFG projeta criação de laboratório orientado para portadores de necessidades especiais

Por Amanda Pereira França

A comissão formada por integrantes do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Sistema de Bibliotecas (Sibi) projeta a criação de um laboratório orientado para portadores de necessidades especiais localizado na biblioteca central no Câmpus Samambaia.

Nova estrutura do campus de Catalão foi aprovada pelo conselho universitário com base no novo estatuto da UFG

Por Lucas Lima

O conselho universitário aprovou nova estrutura para funcionar até o mês de outubro, Foram constituídas mais oito Unidades Acadêmicas Especiais (UAEs): engenharia e administração, história e ciências sociais, física e química, matemática e tecnologia, biotecnologia, letras e linguística, educação, e geografia.

Evento comemora 25 anos da Faculdade de Educação Física e Dança

Por Johan Pedro

A Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás comemorou na segunda-feira (22/9) seus 25 anos com evento inédito. É o primeiro aniversário da instituição a reunir diretores, professores e técnicos administrativos de gestões passadas. 

Debate com o tema politica será realizado no dia 26/09

Por Wilton Matheus 

Na próxima sexta-feira (26) será realizada a mesa redonda para discutir as eleições de 2014. Organizado pelo Programa de Pós Graduação (PPG) em Ciência Política da UFG, o evento contará com a participação dos professores Lúcio Rennó, da UnB, e Robert Bonifácio, da UFMG e PUC-MG.

IME promove palestra

Por João Paulo Dias

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai realizar a Palestra: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Primeiro encontro de pesquisa e extensão do Vão do Paranã

Por Letícia Cabral

Entre os dias 21 e 24 de outubro de 2014, acontece o ''I Encontro de Pesquisa e Extensão do Vão do Paranã''. O evento será realizado no município de Mambaí/GO e conta com a parceria do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), por meio da Empresa Júnior Gaia, e com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. 

Campus da cidade de Goiás sedia XIII EGED

Por Rafael Tomazeti

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove nesta semana a 13ª edição do Encontro Goiano de Estudantes de Direito (EGED). O evento ocorrerá entre  25 e 28 de setembro no campus da cidade de Goiás e reunirá estudantes de direito das instituições de ensino superior do estado.

Reitoria esclarece polêmica sobre os novos horários de início e término das aulas

Por Carlos Humberto Rocha

A reitoria da Universidade Federal de Goiás, através da ASCOM (Assessoria de Comunicação), emitiu uma nota de informação no site da UFG com o intuito de esclarecer sobre os novos horários de início e términos das aulas na instituição. A reitoria havia feito uma proposta que causou polêmica e insatisfação no meio acadêmico da UFG. Na proposta, as aulas na parte da manhã começariam às 7h e teriam uma carga horária maior. O horário noturno também sofreria alterações.

Festival de Sorvete Overdose promete refrescar a FF nesta quinta-feira

Por Tiago Madureira

A Atlética Overdose realiza, nesta quinta-feira (25) das 12h às 14h, o Festival de Sorvetes Overdose, no pátio do novo bloco da Faculdade de Farmácia. O investimento é de R$ 7, que dará direito a duas horas de sorvete liberado.

Centro Acadêmico convoca estudantes para fazerem a carteirinha da entidade

Por Tiago Madureira

O Centro Acadêmico "Marinho Lino de Araújo" convoca os estudantes de todos os períodos para fazerem a carteirinha e se associarem ao CA. Esta carteirinha garante ao estudante uma série de benefícios, como descontos na cantina e na inscrição de eventos e congressos, brindes e uma cota de cinco impressões diárias.

Projeto Música no Campus apresenta Marcelo Jeneci

Por Emilly Viana

Marcelo Jeneci é a próxima atração do projeto “Música no Campus”, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Serviço Social do Comércio (SESC Goiás). O evento será realizado nesta terça-feira (23), no Centro de Cultura e Eventos da UFG Professor Freua Bufáiçal, com início às 20h30.

Filosofia abre programa de mobilidade acadêmica

Por Mariana de Oliveira

O curso de Filosofia informa aos discentes de graduação a disponibilidade de vagas para o Programa de Mobilidade Acadêmica, que tem como objetivo auxiliar os alunos a cursar componentes curriculares de seu curso em uma universidade ou instituição ou regional diferente da sua de origem. O Programa permite três tipos de mobilidade acadêmica: Programa de Mobilidade Estudantil (PME), Programa de Mobilidade entre as instituições Públicas de Ensino Superior no Estado de Goiás (PMIPES) e Programa de Mobilidade Interna (PMI).

Seminários do Instituto de Química

Por Matheus Cruvinel

O professor do Instituto de Química da Universidade de Poitiers da França, 
Nicolas Bion, ministrará seminário no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento ocorrerá no dia primeiro de outubro.

23 de setembro de 2014

FAV realiza seminário com o tema Mobilidade Urbana

Por Mireille Bueno

A Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás promoveu, no último dia 19 (sexta-feira), o seminário “Reeducar para Mobilidade Urbana Sustentável”. O evento aconteceu em função da Semana da Mobilidade e do Dia Mundial sem Carro.

Sétima edição do Festival de Rock Cajuína do CEPAE relembra Woodstock

Por Fausto André

O tradicional festival de rock Cajuína, que chegou à sua sétima edição no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) neste último sábado (20) trouxe a temática do Festival de Música de Woodstock, de 1969. 

Curso de Física alcança 11ª posição em Ranking das Universidades Públicas Brasileiras

Por Watson Ribeiro

A recente avaliação do jornal "Folha de São Paulo", que anualmente conceitua as universidades brasileiras em capacitações específicas, classificou o curso de física da Universidade Federal de Goiás como décimo primeiro colocado.

VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física

Por Watson Ribeiro

O VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física ocorrerá este ano entre os dias 17 e 19 de dezembro na Universidade Federal de São Carlos. Tratando-se de uma área relativamente nova no Brasil, a Engenharia Física possui uma linha de atuação que não se limita às fronteiras das ciências exatas e engenharias tradicionais, assim como este evento, incluirá diversos cursos científicos.

Aluno da UFG de Jataí ganha premio da SMT

Por Amanda Karly

No dia de 18 de setembro foi realizado a cerimônia de premiação do “Prêmio Jataiense Educar para o Trânsito”, na qual o aluno Vinícius Pereira Faria, do oitavo período do curso de Ciências da Computação da regional da UFG de Jataí, foi o vencedor.

UFG de Jataí abre curso de medicina

Por Amanda Karly

No segundo semestre de 2014 foi realizado o primeiro processo seletivo do campus da UFG de Jataí para a primeira turma de medicina. O curso, que foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em junho de 2013, ofereceu 30 das 60 vagas que foram aprovadas.

Alunos de psicologia inciam movimentos para exigir alterações no curso

Por Letícia Michalczyk

Os alunos da sétima turma do curso de psicologia organizaram, no dia 6 de maio, o “sem aulismo”, um dia de mobilização no qual os estudantes não assistiram às aulas e reuniram-se para debater a necessidade de alterações na carga horária do curso. As consequências desse ato estão se desenrolando agora. Enquanto alunos de todos os períodos do curso apoiam a causa, os professores se posicionam contra. A ação foi fundamental para a retomada da discussão sobre o assunto no Núcleo Docente Estruturante (NDE), que discute a reformulação do currículo.

21 de setembro de 2014

IESA empossa nova diretoria

Por Isadora Tristão

No dia 1º de setembro foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os professores Celene Monteiro e Vanilton Camilo de Souza foram empossados nos cargos de diretora e vice-diretor, respectivamente. 

CAI promove palestras de incentivo à mobilidade internacional

Por Ludmilla Lôbo 

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG realizou uma série de palestras entre os dias 16 e 18 deste mês. Os alunos que participaram dos encontros tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Austrália, Canadá, Itália e Holanda, que são alguns dos países que oferecem cursos para alunos estrangeiros em parceria com programas federais de financiamento estudantil. 

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis