21 de novembro de 2014

Usuários das bibliotecas UFG relatam dificuldade em encontrar livros

Por Amanda França

Uma pesquisa realizada nos anos de 2013 e 2014 pelos alunos da disciplina de Linguagens de Classificação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostrou a dificuldade dos usuários das Bibliotecas Sibi em localizar material na estante por meio do número de classificação.

Segundo a bibliotecária e professora Luciana Candida, que ministra a disciplina responsável pela pesquisa, o estudo foi realizado na Biblioteca Central no câmpus Samambaia, na Biblioteca da Faculdade de Letras e na setorial do câmpus Colemar Natal e Silva, da UFG. Nas três unidades da Sibi, principalmente nas duas maiores, foram relatados problemas em encontrar livros na estante em razão do usuário não entender a relação de códigos presente no material.

A professora afirmou que o problema acontece porque o código é direcionado para bibliotecários, profissionais que possuem treinamento para decodificar a informação e não para os usuários que são leigos no assunto. Parte do problema se deve também ao fato de muitos usuários não prestarem atenção ao treinamento online oferecido atualmente pela Sibi.

“Muitos alunos reclamam que sentem falta de um treinamento pessoal que explicar como utilizar o acervo, o que significa o código e até mesmo como forma de divulgação geral dos serviços das bibliotecas e eu faço a sugestão de que isso seja colocado em prática”, propôs a professora como forma de facilitar o entendimento entre usuário e sistema de bibliotecas. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis