20 de novembro de 2014

Filosofia e discentes

Por Mariana Alves

Conversamos com Marcela Adorno de Ázara, ex-aluna do curso de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, e procuramos saber quais os maiores aprendizados que o curso deixou em sua vida.


Mariana Alves: Há quanto tempo concluiu o curso de Filosofia?

Marcela Adorno Ázara: Conclui no ano de 2003

MA: Você encontrou muita dificuldade para aprender filosofia?

MAA: Não. Ser uma filósofa sempre foi meu maior sonho e poder concluir esse sonho sempre foi um orgulho, não apenas para mim, mas para meus pais.

MA: Seus pais te apoiaram na escolha?

MAA: De começo, revidaram bastante. Mas eu utilizava, inclusive, os ensinamentos de um grande filósofo para tentar mudar essas ideias deles. Mostrava também, a cada dia, o quanto estava feliz e completa pela escolha do curso.

MA: Qual era esse filósofo? Qual ensinamento dele você repassava?

MAA: Era Sócrates. Com ele, houve o surgimento da moral. Eu sempre admirei a vida dele, porque ele preferiu a morte a lutar contra seus princípios e ideais. Ele sempre utilizou o diálogo para mostrar ao interlocutor sua ignorância, deixando claro que ninguém sabe mais que ninguém.

MA: Passados 11 anos de conclusão de curso, você já fez ou pretende fazer outra faculdade?

MAA: Após a Filosofia, me formei também em Psicologia e, atualmente, estudo para concurso federal. Sou feliz interiormente pelas escolhas que fiz, mas essas áreas não me dão o retorno financeiro esperado. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis