28 de novembro de 2014

Após período de dificuldade, cenário esportivo ganha destaque na UFG

Por Amanda de Oliveira

O cenário esportivo da Universidade Federal de Goiás (UFG) começa a se revelar ativo e abrangente, segundo o Coordenador de Esportes de Lazer da Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), Juracy da Silva Guimarães. Além da conquista de boas colocações pelos alunos nos 50° Jogos Universitários de Goiás (JUG’s), que ocorreram em agosto, a inauguração do Centro Esportivo Câmpus Samambaia foi símbolo da nova fase do esporte dentro da universidade.

27 de novembro de 2014

Entrevista com estudante de agronomia em Jataí

Por Amanda Karly 

Kássia Barros Ferreira 18 anos é aluna do curso de agronomia da UFG regional de Jataí. Cursando o segundo período do curso, a aluna fala um pouco sobre suas dificuldades e sobre a universidade.


Museu Antropológico exibe filme de Juan Carlos Valdivia

Por Julie Tsukada

O Museu Antropológico exibirá nessa sexta-feira, 28 de novembro, às 14h, o filme “Yvy Maraey – Tierra sin mal”, do diretor boliviano Juan Carlos Valdivia, de “Zona Sur” (2009). Com entrada gratuita, o longa será apresentado como parte de um dos projetos de extensão do Museu, o “Cinema no Museu Antropológico”, que já tem mais de um ano. Os filmes escolhidos, em sua maioria propostos pelo setor, contam com debates acompanhados de especialistas ou estudiosos da temática em questão.

Cegraf inaugura Ateliê e Museu Tipográfico

Por Larissa Farias Vieira

No próximo dia 4 de dezembro, quinta-feira, será inaugurado, às 14h, o Ateliê Tipográfico do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG. O linotipista Ronaldo Soares foi o responsável pela recuperação do maquinário e das máquinas de linotipo. As fontes tipográficas, que grosso modo seriam nosso teclado de computador, estão sendo organizadas e distribuídas nas caixas tipográficas, com as letras maiúsculas e minúsculas distribuídas em compartimentos. E o que fazemos com o “click” é coletado manualmente, cada letra nos compartimentos para compor cada palavra e frase. 

Instituto de Ciências Biológicas divulga edital para primeiro curso de verão

Por Roberta Rodrigues

O curso de Biologia Molecular do Câncer será oferecido de 2 a 6 de fevereiro de 2015 pela Liga Acadêmica em Diagnóstico Molecular (LADMOL) do curso de Biomedicina do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG. As inscrições podem ser feitas através do site do ICB até o dia 30 de novembro. O objetivo do curso é oferecer aos participantes conhecimento teórico e prático em oncologia molecular com foco principal no uso das técnicas de biologia molecular no prognóstico e diagnóstico em oncologia.

Coordenadoria de Assuntos Internacionais realiza entrega de bolsas de idiomas

Entrega de voucher para bolsas de estudos em inglês e espanhol aconteceu no último dia 25, no anfiteatro do instituto de física localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Por Lucas Lopes

Movimento Empresa Júnior cresce na UFG

Por Natália Moura de Loiola

O Movimento Empresa Júnior (MEJ), que surgiu na França, é hoje um diferencial no mercado de trabalho. Atualmente, o Brasil é o país que possui o maior número de empresas juniores e,  segundo a acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro da Elo Engenharia Júnior Vanessa de Paula Gonçalves Rodrigues esse movimento “surgiu do intuito de alunos que se formavam na faculdade, sem ter o conhecimento de como uma empresa funcionava, sem saber como as áreas de gestão se integram, como se gerencia um projeto”.

Festival cênico inicia extensa programação cultural

Por Stefany Vaz Matias

Na última terça feira (25), foi realizada a abertura da sétima edição do Festival de Artes Cênicas de Goiás (Fuga 7). Logo após a cerimônia de abertura, foram apresentadas como amostra do conteúdo do festival duas peças teatrais: “Helena Vadia” e “Trieiros”.

Escola de Veterinária e Zootecnia incentiva pesquisas científicas

Por Caroline Brandão Carneiro

A Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás tem estimulado muito seus estudantes a trilhar o caminho das pesquisas científicas, ponto importante para a formação dos futuros profissionais da área. Muitos dos eventos oferecidos pela faculdade são palestras e cursos com o intuito de aumentar o conhecimento do universitário acerca do mundo animal. Uma dessas atividades é o 3° Ciclo de Palestras – GECIPA, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório SGPA, em Goiânia, e que tratará sobre uso de enxertos ósseos, cirurgia de catarata e emergências oculares nos animais, além de no domingo haver palestras sobre cirurgias oncológicas e o emprego de placas ricas e plaquetas em cirurgias reconstrutivas. O evento começará às 8h e terminará às 17h45 no sábado, e no domingo ao meio dia.

Rádio Universitária elege nova direção

Por Michel Gomes

Na última segunda-feira, 24, foi empossada a nova equipe diretiva da Rádio Universitária 870 AM. A diretora eleita foi a radialista Márcia Boaratti. A perspectiva da diretora é que a emissora amplie seu alcance em 200 km e aumente a parceira com a comunidade universitária, emissoras públicas e movimentos sociais. Márcia é a primeira mulher eleita para direção da emissora em 52 anos.

Discussão sobre a discriminação de gêneros na universidade

Por Gabriela Alves Campos

No ultimo dia 19, na Faculdade de Informação e Comunicação foi promovido um saiaço para discussão da discriminação de gênero. Todos os estudantes dos cursos da faculdade foram convidados para a reunião e, embora não tenham comparecido muitas pessoas, o resultado do encontro foi positivo de acordo com os organizadores. A data foi marcada intencionalmente para um dia após os dois anos do falecimento de Lucas Fortuna, jornalista e militante LGBT em Goiânia, que foi pioneiro no movimento pró-saia.

Estudantes realizam IX Congresso de Psicologia da UFG

Por Letícia Michalczyk

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro foi realizado o IX Congresso de Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG), organizado anualmente pelos alunos que estão no último período do curso de psicologia na universidade. O tema “Psicologia para quê e para quem?” teve conferência sobre os 50 anos de ditadura, mesas-redondas com temas como políticas públicas, ética e licenciatura, e palestra sobre movimentos sociais.

TV UFG debate a realidade dos negros na sociedade brasileira

Por Jhessyka da Mata

A TV UFG exibiu nos dias 15 e 22 de novembro dois debates sobre o contexto histórico dos negros no Brasil. O programa “Conexões”, apresentado aos sábados, foi o escolhido para trazer os debates com temas ligados à representação dos negros, principalmente em Goiás e no Brasil.

Curso de Filosofia promove o V Colóquio de Biopolítica

Por Larissa Ferraz

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, ocorrerá no Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, o V Colóquio de Biopolítica – “Faucault 30 anos: uma vida filosófica, uma obra aberta.” O evento é promovido pela Faculdade de Filosofia, programa de pós graduação, pelo curso de Filosofia da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo grupo de estudos em biopolítica.

Alunos e professores barram votação da Ebserh na UFG

Por Ana Dirino

No último dia 21 de novembro, alunos e professores barraram a votação sobre a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital das Clínicas (HC). Eles afirmam que não houve debates suficientes com a comunidade universitária para esclarecer os impactos da empresa no HC. Além disso, denunciam que os conselheiros não estão representando devidamente suas unidades pois não levaram o debate aos Conselhos Diretores.

IESA é sede do VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária

Por Isadora Tristão

O Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Câmpus Samambaia, sediará o VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (SINGA), que ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2015. O tema central pautado para esse evento é “A Questão Agrária na Contemporaneidade: dimensões dos conflitos pela apropriação da terra, da água e do subsolo”.

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis