21 de novembro de 2014

Entrevista com Pedro Santos

Por Fernanda Peixoto

“A missão do núcleo é produzir e disseminar o conhecimento tecnológico em robótica adquirido na universidade, fazendo isso através de palestras e workshops.”

O estudante de Engenharia da Computação, Pedro Santos, há 8 meses no núcleo de robótica Pequi Mecânico, fala como está dentro do projeto. Criado em 2011, o núcleo foi constituído por seis estudantes do curso de Engenharia Elétrica, a ideia surgiu quando percebeu-se o pouco contato com a prática nos primeiros anos da graduação dos estudantes que ingressam nos cursos. 

Fernanda Peixoto: Há quanto tempo você está no núcleo de robótica Pequi Mecânico? 

Pedro Santos: Estou no Núcleo desde março deste ano.

FP: Quem te apresentou ao projeto de extensão?

PS: Na verdade, ninguém específico. Fiquei conhecendo o Núcleo e seu projeto através de uma apresentação/demonstração feita em uma aula. O Pequi Mecânico tem como uma de suas finalidades divulgar a robótica e os projetos que desenvolve na universidade e apresentações deste tipo são comuns. 

FP: Qual a finalidade maior do projeto?

PS: A missão do núcleo é produzir e disseminar o conhecimento tecnológico em robótica adquirido na universidade, fazendo isso através de palestras e workshops, por exemplo. Além disso, visa atuar no estado de Goiás como elo entre grupos de tecnologia, demonstrando uma nova forma de conhecimento, aplicando a teoria na prática. 

FP: Por que há o interesse em participar?

PS: Nós sentimos falta do mercado de trabalho e quando fazemos congresso, quando participamos de uma convenção, tentamos levar a experiência do mercado de trabalho para a sala de aula. Levam profissionais já formados para mostrar suas experiências. E o projeto não é só para quem é aluno, vamos em escolas do fundamental e do ensino médio influenciar as crianças.

FP: Quando vocês vão atrás de crianças que estudam no fundamental e no ensino médio, qual é a principal proposta do projeto?

PS: É influenciar as crianças para o desenvolvimento tecnológico. 

FP: No ano passado, vocês viajaram para Fortaleza (CE) para competir no Campeonato Brasileiro de Robótica (CBR) 2013, como foi? 

PS: Fiquei sabendo que a UFG conquistou o 3º lugar na CBR, foram cerca de 20 ou 30 alunos do pequi para o campeonato. A equipe SEK ( Standard Education Kit ) ganhou o terceiro lugar.

FP: Neste ano, o Pequi Mecânico jogou uma partida de futebol robótico com os Warthogs da USP. Como foi? 

PS: Isso foi na LARC 2014 (XIII Latin American Robotics Competition), da qual participam 144 equipes de robótica de toda América latina, a maioria das federais do Brasil participaram e ganharam, nós ganhamos da USP, porém não teve troféu. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis