27 de novembro de 2014

Cegraf inaugura Ateliê e Museu Tipográfico

Por Larissa Farias Vieira

No próximo dia 4 de dezembro, quinta-feira, será inaugurado, às 14h, o Ateliê Tipográfico do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG. O linotipista Ronaldo Soares foi o responsável pela recuperação do maquinário e das máquinas de linotipo. As fontes tipográficas, que grosso modo seriam nosso teclado de computador, estão sendo organizadas e distribuídas nas caixas tipográficas, com as letras maiúsculas e minúsculas distribuídas em compartimentos. E o que fazemos com o “click” é coletado manualmente, cada letra nos compartimentos para compor cada palavra e frase. 

Como produto inaugural, o Cegraf lançará a publicação do livro de poesias “Orchídeas”, da poetisa Leodegária de Jesus. Ela foi a primeira mulher a publicar livros de poemas no Estado e uma das patronas da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, e, nas palavras de Darcy França Denófrio, foi uma mulher admirável, pioneira em mais de um sentido: estudou latim, numa época em que as mulheres brasileiras morriam analfabetas; foi chefe de família, quando a mulher não cumpria essa função; foi escritora, quando mulher não escrevia; escreveu livro entre 14 e os 15 anos, época em que a mulher aprendia tão somente os ofícios domésticos em prisão domiciliar; publicou-o mal entrando em seus 17 anos, quando os poetas, seus pares, tinham idade para ser seus pais ou até mesmo seus avós, e numa década pródiga em livros, rica para a literatura goiana, quando foi dela a única voz que salvou a mulher do total silêncio nas Letras, perdurando o seu solo por quase meio século. O livro faz parte da Coleção Cidade de Goiás, que será composto por obras que representam e rememoram o legado dos autores goianos.

Com a inauguração, o Ateliê Tipográfico oferecerá cursos e estágios para quem tiver interesse na área de tipografia. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis