27 de novembro de 2014

Discussão sobre a discriminação de gêneros na universidade

Por Gabriela Alves Campos

No ultimo dia 19, na Faculdade de Informação e Comunicação foi promovido um saiaço para discussão da discriminação de gênero. Todos os estudantes dos cursos da faculdade foram convidados para a reunião e, embora não tenham comparecido muitas pessoas, o resultado do encontro foi positivo de acordo com os organizadores. A data foi marcada intencionalmente para um dia após os dois anos do falecimento de Lucas Fortuna, jornalista e militante LGBT em Goiânia, que foi pioneiro no movimento pró-saia.

A reunião organizada pelo Centro Acadêmico (CA) de Jornalismo teve presenças como da professora e coordenadora do curso Luciene Dias, do Coletivo Feminista UFG e do pai de Lucas Fortuna. A coordenadora do CA de Jornalismo Letícia Michalczyk afirmou que espera poder organizar e participar de mais momentos como esse e quer que eles cresçam e possuam mais receptividade no âmbito acadêmico, pois sem participação não tem luta nem mudança.

Movimentos como esse têm se tornado cada vez mais comuns nas universidades e em escolas, pois a discussão de gênero nesses ambientes é importante. No último dia 11 de setembro, os alunos do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, promoveram um saiaço em defesa de um colega transexual que foi impedido pela direção da escola de usar a saia do uniforme escolar. A diretoria recomendou que a estudante, que nasceu com o sexo masculino, usasse a calça azul-marinho e a manifestação foi um importante apoio ao colega, mas a situação não foi resolvida. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis