24 de setembro de 2014

Faculdade de Odontologia promove palestra sobre antropologia forense

Por Ananda Carvalho

Os Centros Acadêmicos Horace Wells, da Faculdade de Odontologia (FO), e XXI de Abril, da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Goiás, realizaram na última terça-feira (23/09) a palestra “A importância da Antropologia Forense para a investigação criminal e direitos humanos”. O evento ocorreu no auditório da FO das 19h às 21h e foi aberto a alunos e profissionais da área.

A palestra foi ministrada pelo professor Aluísio Trindade Filho, médico legista da Polícia Civil-DF e presidente da Associação Brasileira de Antropologia Forense (Abraf). Os temas abordados incluíram perícias em corpos putrefeitos e carbonizados, análise de catástrofes e antropologia forense aplicada aos direitos humanos. Também foram passadas mais informações a respeito da área de atuação da Abraf.

A antropologia forense assumiu uma grande importância na resolução de crimes. Ao analisar as ossadas humanas, os peritos conseguem identificar tanto a identidade de um corpo como a data, a causa e o modo da morte. Entretanto, pesquisas realizadas por Institutos médico-legais apontam para um negligenciamento dessa atividade, sobretudo na falta de capacitação dos profissionais. Devido a sua responsabilidade social, surgiram discussões na área, principalmente em esforços para o desenvolvimento de resultados mais confiáveis. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis