16 de setembro de 2014

Creche da Universidade Federal de Goiás atende comunidade geral

Por Carolinne Alvares

A creche da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe não só o público interno, mas, por meio de sorteio, também a comunidade em geral.

A creche, que desde 2013 chama-se Unidade Educação Infantil, foi criada em 1989 com o objetivo de atender os filhos de professores, alunos, técnicos administrativos e funcionava e era vinculada ao PROCOM (Pró-Reitoria de Assuntos de Comunidade Universitária). 

Desde o ano passado a unidade passou a atender não somente funcionários e estudantes da universidade como também estendeu a unidade para uso da comunidade em geral. Assim, vinculou-se ao antigo Colégio Aplicação e criou-se o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE. Agora a seleção das crianças é feita por meio de sorteio. 

Atualmente é cadastrada na unidade da creche 76 crianças, e possuem a idade entre 4 meses e 4 anos e 11 meses. Na unidade, são ministradas aulas por educadoras e estagiárias preparadas para atender as necessidades das crianças. São aulas interdisciplinares que prezam trabalhar o psicológico e o físico da criança, desenvolvendo assim uma segurança melhor no meio social em que ela vive.

Na creche há uma divisão entre 4 projetos: berçário, com crianças de 3 meses a 1 ano, grupo 1: de 1 ano a 2 anos, grupo 2: de 2 anos a 3 anos, grupo 3: de 3 anos a 4 anos, grupo 4: de 4 anos a 5 anos. Esses projetos são separados entre as idades das crianças, para ter um desenvolvimento melhor no decorrer da aula visando a responsabilidade e o cuidado de que cada um que precisa. A primeira segunda-feira do mês acontece a Parada pedagógica para que professores juntamente com a coordenadora da creche se reúnam para planejar as aulas, esclarecer dúvidas, e abrir assim um leque de sugestões que podem ser úteis para o mês que se inicia. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis