11 de novembro de 2014

Filosofia e suas facetas

Por Mariana Alves

Entrevistamos o professor de filosofia da Universidade Federal de Goiás, Vital Alves, que leciona há 11 anos. O educador contou um pouco sobre qual o papel do filósofo em nossa sociedade atualmente e, também, sobre os desafios da profissão e quais filósofos o influenciam diariamente.

Mariana Alves: Há quanto tempo dá aula? 
Vital Alves: Há 11 anos.

MA: De que maneira você acredita que a filosofia pode auxiliar a sociedade?
VA: A filosofia pode "auxiliar" a sociedade na medida em que consegue fomentar a capacidade das pessoas refletirem acerca dos problemas e questões sociais fundamentais. A reflexão pode ser o ponto de partida para ações transformadoras. Que vão da solidariedade ao bom senso, do respeito à diversidade de pensamento e visão de mundo à afirmação da liberdade, por exemplo. Imediatamente, penso que essa seja a maior contribuição que a filosofia pode fornecer à sociedade.

MA: As pessoas para as quais você já deu aula souberam entender bem a Filosofia?
VA: Não posso te garantir que todas as pessoas para as quais dei aula souberam "entender a filosofia". Posso apenas afirmar que costumo ter bons retornos de alunos. Alguns durante o semestre, outros depois de anos... Geralmente, agradecendo o que aprenderem nas aulas ou expressando como este ou aquele conteúdo contribuiu de forma decisiva para a sua vida. 

MA: É muito complicado transmitir informação em uma sala de aula?
VA: Acredito que existem desafios na construção do conhecimento em sala de aula. Principalmente, porque cada turma tem as suas especificidades. Então, o primeiro desafio do professor é compreender o ritmo e o humor da turma, se há harmonia ou conflitos latentes, quais são os interesses em jogo, como eles encaram aquela disciplina. Depois disso, no caso da filosofia, cabe ao professor abrir as possibilidades para abordar temas de ordem prática para que os estudantes consigam estabelecer conexões e pontes com a vida cotidiana. 

MA: Tem vontade de trabalhar com outra coisa além de lecionar?
VA: Não tenho vontade de trabalhar com "outra coisa".

MA: Qual filósofo mais te influenciou até hoje?
VA: Dois filósofos me influenciaram muito na graduação: Schopenhauer e Sartre. Ambos me levaram a tomar consciência de como a vida é uma experiência dramática, injusta, cruel e, concomitantemente, saborosa, complexa e repleta de mistérios indecifráveis. Assim, eles me possibilitaram ver as linhas tênues que separam a dor e o prazer, a vida e a morte, a angústia e o desespero, o sonho e a realidade. E, ao mesmo tempo, a refletir sobre os valores morais, culturais e políticos, bem como a arte pode tornar a vida suportável. Esses pensadores me estimularam a ver o mundo e a vida por meio de vários outros ângulos. Com outros óculos e por meio de outros horizontes. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis