4 de novembro de 2014

Entrevista com o professor de Arquitetura e Urbanismo da UFG Pedro Britto

Por Mireille Bueno

Professores e alunos da Universidade Federal de Goiás realizam iniciativa de Escritório Público para elaboração de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design de Ambientes para famílias de baixa renda. A proposta é atender grupos familiares que precisem de ajuda na hora de construir a sua habitação.

O professor Pedro Dultra Britto, Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo, faz parte da organização e do corpo docente da UFG.

Mireille Bueno: Quais são os objetivos do Escritório Público? E como o trabalho será conduzido?

Pedro Britto: A produção habitacional brasileira é compreendida, em 70% dela, por habitações construídas de maneira informal, ou seja, é a própria pessoa que dá um jeito de agenciar a sua construção. Na grande maioria das vezes sem processo e sem nenhuma assistência técnica. Isso resulta num perfil que é bastante característico das grandes cidades, principalmente de cidades dos países menos desenvolvidos e numa situação de pior distribuição de renda. No Brasil principalmente, em 60 anos, não houve nenhum tipo de iniciativa que contemplasse a produção habitacional para a população de baixa renda. O grupo específico de renda de até três salários mínimos nunca teve nenhum tipo de financiamento até o aparecimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, há três anos. Com isso, essas pessoas que são a maioria da população brasileira, tiveram que criar meios próprios de edificar a sua casa e arrumar o problema da habitação. Na maioria das vezes, isso acontece em espaços que são ocupados de maneira informal e mediante a autoconstrução, que é a própria pessoa que, através dos recursos que ela tiver ou dos conhecidos que ela tem, pode agenciar uma construção que não tem nenhum tipo de orientação técnica ou projeto.

O escritório público, que a Faculdade de Arquitetura está fazendo aqui na UFG, através de uma atividade de extensão, prevê o fornecimento gratuito do projeto habitacional para os familiares com a renda de até três salários mínimos. 

MB: Qual é a forma de atendimento? 

PB: O escritório fica aberto diariamente, das 14h às 17h e funciona no andar térreo da Biblioteca Central, que é um espaço de acesso público. Nesse período sempre haverá um plantão de atendimento, composto, na maioria das vezes, por alunos estagiários de Arquitetura ou Design de Ambientes da UFG. Nós também temos um endereço eletrônico onde as pessoas podem entrar em contato. 

De qualquer jeito, para conseguir agenciar seu cadastro, verificar se a pessoa de fato pertence ao grupo que o escritório pretende atender, é necessária uma visita pessoal, na qual serão pedidos vários documentos e a pessoa terá que fornecer informações para que o projeto possa ser feito. 

MB: Existe o envolvimento de outras escolas no projeto? 

PB: Várias escolas de Arquitetura no Brasil mantêm algum tipo de agenciamento de escritório de projeto. Normalmente, são iniciativas dos alunos, o que a gente chama de Escritório Modelo ou Empresa Júnior, e eles estão ligados à assessoria de um professor ou de mais professores. No caso da UFG, é a primeira iniciativa, que eu conheço, pelo menos, de um escritório público nos moldes que está sendo montado. Esse escritório não é comandado somente por professores ou somente por alunos, é um escritório que tem uma administração horizontal, partilhada entre professores e alunos. Os alunos têm um comprometimento relacionado à concepção do estágio formal e obrigatório do curso e os professores têm uma obrigação através do trabalho de extensão ligado à universidade pública. 

MB: Quais os tipos de assessoria que o Escritório Público pretende oferecer?

PB: O escritório se propõe a fazer projetos de Arquitetura, Urbanismo e Design. Todos esses projetos relacionados à necessidade habitacional. Nós podemos atender tanto um grupo familiar específico, que tenha um lote e o desejo de construir, quanto um agenciamento de famílias que tenha um lote maior com a necessidade de construir, por exemplo, um pequeno prédio ou um pequeno condomínio. Também podemos atender prefeituras ou qualquer outra entidade sem finalidade lucrativa, como ONG’s e fundações. 

O email do Escritório Público é escritoriopublicoufg@gmail.com (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis