10 de novembro de 2014

Aluno de Ciências Sociais, Rodrigo Torres, fala sobre o Seminário Sociologia no Ensino Médio, que se realiza na UFG

Por Wilton Matheus

Em entrevista realizada no dia 7/11, no prédio da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Rodrigo Torres destacou a importância do Seminário Sociologia no Ensino Médio, que tem como objetivo principal discutir assuntos e dilemas da docência e dificuldades, contribuições e possibilidades da sociologia. No evento, haverá realização de oficinas pedagógicas e atividades interculturais.

Wilton Matheus: O seminário de sociologia no ensino médio acontece nos dias 12 a 14 de novembro. Do que se trata a fundo o seminário?

Rodrigo Torres: O seminário está sendo produzido pela professora Lucinéia, de sociologia da Universidade Federal de Goiás. A professora tem se preocupado com a sociologia no ensino médio, devido à sua desvalorização no Estado e em todo o Brasil nos últimos anos. O seminário entra com a discussão da atual conjuntura da sociologia, como se encontra hoje no Estado de Goiás. Entram também em discussão os livros usados, as elaborações de aulas de sociologia, produzindo o debate, para uma solução e uma valorização da sociologia.

WM: Para você, qual a devida importância da sociologia, principalmente no ensino médio?

RT: Aqui em Goiás, o candidato a deputado federal delegado Waldir foi o melhor votado, uma coisa lamentável. Tiramos, por exemplo, o slogan do candidato que dizia “45 do calibre, 00 da algema”. Vamos dizer que não seja algo de interesse, o Estado de Goiás é o estado mais violento do país, mas como fazer para acabar com a violência? Será mesmo que devemos prender todo mundo, matar os bandidos, será mesmo essa a solução? O candidato ao governo Gomide ponderou coisas importantes nestas eleições de 2014, como a desigualdade social que, quanto mais se tem, maior a violência. E hoje foi posto um documento declarando que a cidade de Goiânia é uma das mais violentas do Estado. Será mesmo que colocar mais policiais na rua é a solução? Vemos uma ideia genial do atual governador Marconi Perillo, que encheu as ruas de policias, lugares com oito ou mais viaturas, cidadãos de bem sentiam-se incomodados, a população encontra-se sem liberdade para andar na rua, e este é, sim, o papel da sociologia: discutir estas e outras questões.

WM: O aluno de ensino médio vê importância em estudar sociologia?

RT: Não. Quando iniciei meu curso, os professores tinham noção que não tínhamos base alguma, diferente de outros cursos como química, em que o aluno tem uma base maior de conteúdo no ensino médio, e entra no ensino superior com uma pequena base. Os alunos de ensino médio, na sua maioria, não sabem o que é mais valia, alienação, capitalismo, estado neoliberal, liberal, coisas básicas que se devia aprender no ensino médio e não são aprendidas. O estado não dá tanta importância a essas matérias, dão importância a química e matemática, matérias focadas para passar nos vestibulares. Hoje, o ensino médio e focado para passar em vestibular e os alunos não veem essa importância. Este é o assunto que vai ser debatido no seminário.

WM: O seminário é aberto a quais públicos?

RT: Para todos. O seminário está aberto para inscrições. É possível encontrar mais informações no site.

WM: Rodrigo, além do seminário, o que deve ser feito para causar maior interesse dos alunos na sociologia no ensino médio?

RT: A questão deve ser debatida não só para a sociologia, mas também a política. O assunto deve ser passado às pessoas que sofrem com violência e outras questões sociais. Esse debate deve entrar em escolas e todo tipo de lugar, esse debate e até mesmo o debate político devem ir para além de discussões em épocas de eleições

WM: A sociologia aborda não só política como outros fatos. O currículo do ensino médio em relação à sociologia deve ser mudado?

RT: A sociologia é uma matéria crítica, questiona o porquê das coisas. Hoje, não é posto isso na escola, o mínimo é a biografia de Marx, onde nasceu e onde morreu... Outros assuntos não são debatidos. É necessária, sim, uma valorização no currículo. Sou a favor da inclusão da sociologia também no ensino fundamental, porque os alunos vão discutir essa ciência no ensino médio, além das demais disciplinas ministradas.

WM: Rodrigo, agradeço aqui pela entrevista, e deixo para você fazer o convite para o seminário.

RT: Convido você a participar do seminário. Teremos apresentações de professores da Unicamp e da Universidade Federal de Ouro Preto. O Seminário tem extrema importância, ainda mais depois de vermos uma matéria no Estadão que dizia que a maior parte do senado é conservadora, desde o golpe militar de 64. Agradeço a você, e deixo o convite a todos para participarem do seminário.

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis