3 de dezembro de 2014

Luta contra a implantação da Ebserh

Por Larissa Ariel

Alunos de várias áreas da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão se mobilizando contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) como a administradora do Hospital da Clinicas (HC) da UFG. Os alunos da área de enfermagem então em maior peso nessa luta, pois o HC, assim como para os alunos de Medicina e demais áreas da saúde, é de grande importância para o aprendizado e primeiras experiências. E é chegada a hora da UFG tomar uma importante decisão de assinar ou não o contrato com a empresa. 

De acordo com a estudante de enfermagem Ana Clara, mesmo que a Ebserh seja um órgão público, seu modelo de gestão contempla a iniciativa privada. Ela visa o lucro, e isso não seria de grande ajuda, nem de benefício para os estandes da saúde da UFG, nem para os pacientes, podendo ocorrer privatizações e problemas. Segundo profissionais que defendem a empresa, sem a gestão do Ebserh o HC não resistiria à falta de verba, apesar de que a falta de insumos seja real. A questão é que a verba só chegaria junto com essa empresa. 

Os acadêmicos no geral são contra, assim como os alunos de enfermagem e de outras áreas da universidade. Já os profissionais estão divididos quanto à decisão. Várias assembleias e reuniões foram e estão sendo realizadas para discutir e conscientizar as pessoas sobre esse assunto. O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral, deu um prazo de 15 dias desde a última reunião realizada na segunda feira, dia 24 de novembro, para que o tema seja levado para toda a universidade, e que os alunos tenham consciência, para que a decisão seja o mais democrática possível. (Agência de Noticiais UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis