10 de setembro de 2014

Planetário UFG oferece curso de extensão em Astronomia

Por Amanda Cunha 

O planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece, semestralmente, um curso de extensão em astronomia voltado para a comunidade. As aulas, ministradas às quartas-feiras, das 19h às 20h45, tiveram início em 3 de setembro, com o tema "História da astronomia", que aborda conteúdos como o geocentrismo e o heliocentrismo, as cosmovisões e o desenvolvimento dos telescópios e dos planetários. 

As inscrições ainda podem ser feitas no próprio planetário, enquanto houver vagas disponíveis. Ao final do curso, previsto para dia 26 de novembro de 2014, os alunos com frequência mínima de 75% receberão certificado de 30 horas/aula. 

A iniciativa do projeto é da universidade e do planetário, com apoio dos docentes da UFG, que incentiva as pessoas a buscarem mais conhecimento sobre assuntos astronômicos, os quais não possuem muita divulgação. O curso de extensão é oferecido desde a década de 90 e oferece 60 vagas. 

Na época de sua inauguração, em 1970, a maioria das pessoas pensava que o planetário era apenas um novo brinquedo que tinha chegado ao Parque Mutirama. Entretanto, ele é parte componente da UFG com o suporte do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA). Atende às escolas durante a semana, de terça a sexta-feira, e ao público geral aos domingos, para as sessões de exibição de planetário. As sessões abertas ao público se dividem em duas: uma sessão infantil às 15h30 e outra às 17h para jovens e adultos. As programações mudam mensalmente; no mês de setembro, por exemplo, apresenta-se "A aventura de Biriba" para o público infantil e "Galáxia M-87" para os demais.

Curso de extensão em astronomia 

Onde: Planetário UFG - Avenida Contorno, número 900 - Parque Mutirama, Setor Central. Goiânia - Goiás. 
Quando: de 3 de setembro a 26 de novembro 
Investimento: Gratuito 

(Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis