10 de setembro de 2014

Faculdade de Odontologia realiza Oficina sobre fluoretação da água

Por Ananda Carvalho


No dia 28 de agosto, quinta-feira, ocorreu na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma oficina sobre o Projeto Vigifluor – Cobertura e Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público no Brasil. Durante o evento, houve a apresentação do projeto, aberto ao público, e uma oficina de trabalho exclusiva aos técnicos da vigilância de água. Também puderam participar, os professores e alunos de graduação e pós-graduação de Odontologia.

O Projeto Vigifluor é coordenado pelo Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL) da faculdade de saúde pública da USP e visa descrever a cobertura das águas de abastecimento público nas cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes e monitorar a informação sobre a qualidade da água de consumo humano, por meio dos órgãos de vigilância estaduais. A coordenadora estadual do projeto em Goiás é a professora Maria do Carmo Matias Freire da FO/UFG e o professor Tiago Coelho de Souza da UnB é o coordenador regional no Centro-Oeste.

As informações que forem coletadas e apuradas pelo Vigifluor serão utilizadas para avaliar a extensão da fluoretação de água em território nacional, sendo que esta é a principal forma de prevenção de cárie dentária. Apesar de possuir um sistema conhecido pela eficiência, há indícios que apontam para um desequilíbrio regional na fluoretação de água no Brasil. Enquanto as regiões sul e sudeste apresentam altos índices de população beneficiada, a região norte indica uma quantidade ínfima, inferior a 30%. (Agência de notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis