14 de outubro de 2014

Minicurso "O Fim da Primavera Árabe e a Guerra ao Estado Islâmico" ocorrerá no auditório da FCS-UFG

Por Wilton Matheus

Nos dias 21, 22 e 23 deste mês, no auditório Lauro Vasconcelos, situado na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, ocorrerá um minicurso às 17h30, com o tema "O Fim da Primavera Árabe e a Guerra ao Estado Islâmico".

A organização foi feita pelo curso de Relações Internacionais da UFG. O seminário será ministrado pelo professor Simon Petermann, da Universidade de Liége e de Bruxelas (Bélgica), negociador da paz entre Palestina e Israel pela União Europeia. Haverá emissão de certificados para estudantes. 

A Primavera Árabe teve início no ano de 2010 no continente Africano, com inicio na Tunísia, os protestos se espalharam por todo o país, fazendo com que, dias depois o presidente Zeni El Abdine Ben Ali fosse deposto. A população da Tunísia não concordava mais com a política de governo do presidente, que já se encontrava no poder desde 1987.

Após o sucesso na Tunísia, foi a vez dos egípcios irem às ruas, exigindo a saída do presidente Hosni Mubarak, acusando-o de ditador, por estar no poder havia 30 anos. Em todos os protestos, a maior marca foi a violência, empreendida tanto pelo povo nas ruas quanto pelas forças aliadas aos presidentes. Daí em diante os protestos se espalharam pela Líbia e Iémen. (Agência de Notícias UFG)

0 comentários:

Postar um comentário

© Agência de Notícias UFG 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis